Apresentação

Desde a sua criação, o Departamento de Artes Plásticas, da ECA-USP, destacou-se pelo compromisso com a excelência no ensino aliado à pesquisa em Arte e, vale dizer, firmou-se, tanto a partir de seus docentes quanto de seu corpo discente, por uma qualidade de produção que participa notavelmente da cena artística contemporânea. A reafirmação destas metas decorre da composição de seu corpo docente, renovado de modo a manter os mesmos patamares históricos de qualidade, e da preservação atualizada de suas linhas de pesquisa e de suas estruturas curriculares de Graduação e de Pós-Graduação.

A Pós-Graduação em Artes da ECA-USP é a pós-graduação na área de artes mais antiga do Brasil. O mestrado foi instituído em 1972 e oficialmente implementado em 1974, e o doutorado, em 1980, sendo, por 15 anos, o único doutorado no país. A partir de julho de 2006, o Programa de Pós-Graduação em Artes da ECA-USP, que era composto pelas áreas de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Musicologia, foi desmembrado em três Programas de Pós-Graduação autônomos e foi então criado o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP é oferecido em nível de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração, a saber, Poéticas Visuais e Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte. Os diplomas são expedidos como Mestre ou Doutor em Artes Visuais, com a especificação da área de concentração cursada pelo titulado.

Link para o texto do Prof. Dr. Gilbertto Prado sobre o Programa em Artes Visuais:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202009000100006&lng=pt&nrm=iso

Gilbertto Prado é artista multimídia e professor aposentado do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Coordenou o PPG em Artes da ECA-USP entre 2002 e 06 e o PPG em Artes Visuais entre 2008 e 10.