Workshop: Meu Corpo, Meu Instrumento: Um Trabalho Corporal para Músicos – com a Profa. Dra. Carina Joly

08/08/2013 09:00
09/08/2013 12:00

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Sayure

Datas: 08 (quinta-feira) e 09(sexta-feira)  de agosto das 9h às 12h

Local: Departamento de Música da ECA-USP – Auditório Olivier Toni

Rua da Reitoria, 215 – Cj. Arquitetônico das Artes – Cidade Universitária

Informações: F. (11) 3091-4005 ramal 205

Evento Gratuito

Assim como acontece com profissionais que desenvolvem atividades envolvendo movimento repetitivo, o músico é forte candidato a conviver com distúrbios osteomusculares desde o seu início formativo. Sem mencionar o rigor e a pressão psicológica típicos de uma carreira musical, o tempo e a dedicação necessários para que um indivíduo se torne músico profissional aliados ao fato de que as estruturas dos instrumentos musicais foram projetadas sem a consideração de fundamentos ergonômicos, resultam na alta probabilidade de que este indivíduo venha a desenvolver um comportamento postural desequilibrado, o qual pode causar lesões com o potencial de interromper a atividade musical.

Visando estimular uma maior consciência corporal (sensibilização), trazendo informações básicas sobre anatomia funcional (informação) e propondo o desenvolvimento de estratégias preventivas (ferramentas), as quais incluem exercícios físicos especialmente adaptados para instrumentistas e cantores, o workshop “Meu Corpo, Meu Instrumento: Um Trabalho Corporal para Músicos” tocará em pontos essenciais à boa saúde do músico. O material discutido poderá ser aplicado tanto na sala de estudo, durante a prática individual, quanto na sala de aula, em atividades pedagógicas.

Doutora em pedagogia e performance do piano pela Universidade de Oklahoma (USA), Carina Joly é radicada na Suíça, aonde desenvolveu estudos de pós-graduação em Musicofisiologia na Universidade das Artes de Zurique.