Rosa dos Ventos leva crianças ao Museu do Brinquedo

O Grupo de Turismo Social Rosa dos Ventos vai acompanhar 35 crianças nesta sexta-feira para o Museu da Educação e do Brinquedo (MEB), da Faculdade de Educação da USP. As crianças têm entre 6 e 12 anos e são atendidas pelo Grupo de Esperança de Menos Abandono (GEMA), uma organização não governamental.

O Rosas dos Ventos é um projeto de extensão universitária do curso de turismo da ECA  que se dedica a desenvolver atividades de caráter educativo, com abordagens associadas ao lazer e às questões sociais, ecológicas, culturais e históricas dos locais visitados.

Após a visita ao museu, as crianças vão confeccionar brinquedos com materiais recicláveis. O objetivo principal é a conscientização ambiental. “Queremos mostrar ainda que é possível se divertir sem ter dinheiro e brinquedos sofisticados”, diz Mariana Pagliarini, uma das organizadoras desta atividade.

O MEB resgata a memória de brinquedos do início do século XX até os dias atuais. Lá estão disponíveis livros e materiais pedagógicos, jogos, bonecas e acessórios “de casinha” das décadas de 1940 e 1950, videogame dos anos 80, além de fotografias das décadas de 1920 e 1940, entre outros.

Conforme Marisa Trofimoff, do GEMA, “Esta visita vai acrescentar muito a essas crianças, pois elas têm poucas oportunidades de conhecer coisas fora deste mundo delas”. O GEMA oferece recreação para crianças que moram nas favelas Alba, Radar e Água Espraiada, frequentam escolas públicas e têm mães que trabalham.

O público-alvo do Rosa dos Ventos é a comunidade economicamente desfavorecida da cidade de São Paulo. Por isso o grupo atua em parceria com organizações que desenvolvem projetos sociais, assim as viagens e passeios são um complemento aos ideias do projeto parceiro.

(Por Carolina Nehring)