Inscrições IC com Bolsa

COMO SE INSCREVER PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM BOLSA?

1) O aluno interessado deverá procurar um professor que o oriente para a elaboração de um projeto resumido de pesquisa seguindo os critérios de inscrição do Edital vigente:

• Introdução;
  • Objetivo;
  • Metodologia;
  • Cronograma;
  • Referências.

O projeto pode ser individual ou, caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo aluno.

2) O orientador deve inserir os documentos necessários no Sistema Atena, no formato PDF, no primeiro semestre, por volta do mês de abril, conforme cronograma da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Orientador: consulte aqui o tutorial para inscrição

3) Em seguida, a Comissão de Pesquisa avaliará os projetos, gerenciando a seleção e encaminhando uma lista classificatória das solicitações para a última análise da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Os critérios de aprovação dos projetos são referentes ao desempenho do orientador.

Maiores informações: Editais 2018/2019: PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM

SUBSTITUIÇÕES, CANCELAMENTOS E SUSPENSÕES

As substituições são permitidas conforme calendário da Pró-Reitoria de Pesquisa, podendo ser feitas até no máximo três meses antes do final de vigência;

As substituições devem contemplar alunos com o mesmo desempenho acadêmico daquele previamente selecionado;

Não havendo substituição de aluno pelo orientador, a bolsa retornará à Pró-Reitoria de Pesquisa.

O cancelamento da bolsa deverá ser realizado pela Comissão de Pesquisa através do Sistema Atena;

Os bolsistas que tiverem projeto denegado ou bolsa cancelada não poderão retornar ao sistema na mesma vigência;

O cancelamento deverá ser efetuado conforme calendário divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O bolsista que não apresentar o Relatório Parcial terá sua bolsa suspensa até a entrega do mesmo.

RESPONSABILIDADES DO BOLSISTA

Relatórios: O bolsista de Iniciação Científica deverá entregar um Relatório Parcial (após 6 meses de bolsa) e um Relatório Final (após 12 meses de bolsa) à Comissão de Pesquisa.

Consulte aqui os modelos e normas de entrega dos relatórios

SIICUSP: O Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP é um simpósio anual, composto de três etapas: uma mostra na Unidade (Semana de Pesquisa da ECA), outra geral organizada pela Universidade com participação de todos os bolsistas de IC, aberto à USP e demais Universidades (SIICUSP) e, finalmente, uma etapa no exterior, quando dez bolsistas brasileiros selecionados por suas atuações nas etapas precedentes viajam para representar a USP em outras Universidades.

O bolsista deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral no SIICUSP.