Note: Event Views detected that you were very likely running the old version of event_views and has updated your DB tables with new fields required to use the new event_views module.

Nova mostra do Cinusp aborda os 30 anos da Web

Entre os dias 21 e 27 de outubro a mostra traz ao público filmes de ficção e documentários que exploram a influência da internet na vida das pessoas

O uso da internet é hoje indispensável para qualquer pessoa que deseja se manter atualizada sobre o que acontece no mundo. A ampla e veloz difusão de informações que as redes possibilitam ganha novas proporções a cada dia, envolvendo-nos em uma grande bolha cibernética. Temas que retratam o envolvimento humano com a tecnologia já são explorados nas artes há algum tempo; no entanto, o próprio avanço tecnológico faz com que as maneiras da arte refletir esse universo sejam constantemente renovadas.

Em março de 1989, foi criada a World Wide Web, o famosso www presente nos endereços de todos os sites que visitamos. A criação dessa ferramenta foi fundamental para a expansão da internet em todo o mundo e é um marco importante das transformações sociais vertiginosas trazidas pela tecnologia nas últimas décadas. Pensando nisso, o Cinusp realiza entre os dias 21 e 27 de outubro a mostra Erro_404 - 30 Anos da Web.

A programação apresenta filmes e documentários que abordam o crescimento da internet e sua influência cada vez maior na sociedade. Merecem destaque o documentário Eis os delírios do mundo conectado, do renomado cineasta alemão Werner Herzog,  e o premiado Her, de Spike Jonze. A mostra também traz filmes feitos inteiramente em telas de computadores e aplicativos. Buscando... narra o desaparecimento de uma menina e a investigação conduzida por seu pai através de imagens de pesquisas em sites, aplicativos e redes sociais. De modo semelhante, Transformers: o premake mostra a cobertura da produção do quarto filme da franquia Transformers e a forma como ele foi divulgado na rede. E em Nunca é noite no mapa o diretor Ernesto de Carvalho usa o Google Street View para fazer um retrato de sua cidade, utilizando imagens geradas pelo serviço de mapas ao longo dos anos.

Confira a programação completa no site do CINUSP.

Sobre o Cinusp

O Cinusp Paulo Emílio, localizado na Cidade Universitária, é uma sala de cinema aberta ao público. Além de gratuita, ela conta com uma programação variada e mostras temáticas que vão desde produções de alunos e professores da universidade até filmes premiados do cinema mundial. As sessões acontecem de segunda à sexta, às 16h e às 19h, em duas salas nos endereços R. do Anfiteatro, 181 e R. do Anfiteatro, 109.