Relação entre psiquiatria e modernismo é tema de curso do PPGAV

Aulas serão ministradas por professora da Universidade da Flórida e divididas entre teoria e visita a museus

 

A criatividade e a loucura têm algo em comum? Há alguma relação entre a arte moderna e a psiquiatria? São esses os temas a serem discutidos no novo curso de curta duração promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV): “Criatividade comum: a história da arte moderna e da psiquiatria”.

Em parceria com o Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Capes, o curso será ministrado pela professora Kaira Marie Cabañas, da Universidade da Flórida. O enfoque é discutir aspectos da História da Psiquiatria e a produção de arte por pacientes psiquiátricos, focando no Brasil e na França.

O curso também discutirá como a abordagem da loucura e a chamada “arte dos loucos” tensionaram o modernismo em vários momentos ao longo do século 20. As duas semanas de aulas serão divididas entre teoria e visitas a exposições de arte globais contemporâneas. Entre os museus a serem visitados, estão o MASP e o Museu Osório Cesar. 

As aulas serão dos dias 18 a 29 de novembro, de segunda à sexta, das 9h às 12h. Acontecerão no auditório Paulo Emílio, no 2º andar do prédio central da ECA. 

A programação de aulas pode ser vista aqui. Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail do PPGAV: ppg.av@usp.br. 

O curso será ministrado pela professora Kaira Marie Cabañas, da Universidade da Flórida. Foto: College of Arts/Divulgação