"Beyond the Digital": evento na ECA amplia agenda com pesquisadores ingleses

Em três dias de oficinas e debates, o evento Beyond the Digital  definiu uma grade com temas para pesquisa nos próximos anos. Um dos sete projetos patrocinados pelo programa "Researcher Links" (FAPESP e British Council) depois de um processo seletivo em que 58 propostas de universidades paulistas competiram, Beyond the Digital definiu temas e atividades que acontecem já a partir do segundo semestre de 2014 e chegam a pelo menos 2016.

Em setembro, acontecerá em Londres, um evento de  comunicação e responsabilidade empresarial com foco social e ambiental,  em parceria com o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN) da ECA, o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento (CTR-ECA) e o Centro de Estudos em Politicas Culturais da Universidade de Warwick.

Também, resultado de uma  parceria com o Núcleo de Pesquisa em Gestão de Tecnologia e Inovação (PGT) da FEA-USP, formou-se ainda uma rede de pesquisa sobre economia do audiovisual com ênfase em memória, iconomia e sustentabilidade. Essa linha de pesquisa integra-se a uma iniciativa já em curso com patrocínio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o projeto WISH - World Innovation and Sustainability Helix. O custo e o impacto de sistemas inovadores de consumo e produção de memória e entretenimento digital, em especial videogames.

Para o coordenador brasileiro do projeto, a partir de agora consolida-se uma abordagem interdisciplinar em que temas de economia, comunicações e artes podem ser trabalhados integrando diferentes unidades na USP e universidades inglesas. "Saimos do encontro com o sentimento de que foram criadas as bases para pelo menos cinco anos de pesquisas integrando alunos e professores da ECA, FEA, IME, FFLCH e POLI. Os impactos sobre os cursos de graduação e pós-graduação devem acontecer rapidamente. Os doutores participantes criaram também redes temáticas específicas e a mobilidade entre Inglaterra e Brasil vai se intensificar", resumiu Gison Schwartz.

O registro em vídeo logo será colocado na internet para consultas. O evento deixou ainda imagens e conceitos publicados na página do evento no Facebook.