CMU oferece cursos de extensão em clarinete, clarone e violoncello

O Departamento de Música (CMU) anuncia a abertura das inscrições para dois cursos de extensão, que serão oferecidos entre 1º de agosto de 2017 e 30 de junho de 2018, voltados ao aperfeiçoamento técnico de músicos e estudantes nos instrumentos clarinete, clarone e violoncello.

O curso de clarinete e clarone oferecerá 2 vagas, uma para cada instrumento, e deseja "desenvolver os fundamentos técnicos da performance dos intrumentos e familiarizar o estudante com os princípios da prática interpretativa para repertório solista, de câmara e orquestral." Voltado para alunos de conservatórios e escolas de música entre 17 e 30 anos, o curso será coordenado pelo professor Luis Afonso Montanha e exige um conhecimento intermediário em teoria e no instrumento.

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente on-line, entre 3 e 9 de junho, pelo Sistema Apolo. A seleção será realizada em duas etapas, sendo uma primeira fase eliminatória, através do envio de vídeo e currículo musical e uma segunda fase presencial, com um teste prático com os instrumentos.

Já o curso de violoncello é aberto a alunos entre 15 e 30 anos, também com conhecimento intermediário e experiência estudantil em conservatório ou escola de música. Coordenado pelo professor Robert John Sueltholz, oferecerá 2 vagas, com o propósito de "analisar questões técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estilísticos, estéticos e analíticos, que propiciem uma execução profissional do repertório violoncelístico."

Para este curso, as inscrições também deverão ser realizadas on-line, pelo Sistema Apolo, até 20 de junho, sendo a seleção realizada por meio da análise de uma apresentação do candidato, de obra de livre escolha, com o violoncelo.

Ambos os cursos são gratuitos e serão oferecidos presencialmente no CMU. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cmu.difusao@usp.br e do telefone (11) 3091-4137.