Com Matheus Nachtergaele, professores e ex-alunos realizam filme publicitário para o Programa USP Vida

Campanha mostra ações da USP no combate à covid-19 e visa obter doações para o programa

 

Desde o início da pandemia, a USP tem atuado em diversas frentes de combate à covid-19, por meio de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e respiradores, entre outras ações. Além disso, o Hospital Universitário (HU) tem oferecido orientações de prevenção e atendimento médico e ambulatorial para a população de seu entorno. Para que estas ações avancem e se expandam, foi criado o Programa USP Vida, que visa arrecadar 5 milhões de reais junto a pessoas físicas e jurídicas. 

Desde o dia 3 de setembro está no ar um filme publicitário sobre o programa, com a presença do ator Matheus Nachtergaele, ex-aluno da Escola de Arte Dramática (EAD). Os principais objetivos da campanha são divulgar como a USP tem contribuído para a luta contra o coronavírus e estimular o público a fazer doações. O programa já arrecadou mais de 70% da meta. 

A campanha foi idealizada pelos professores do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) Clotilde Perez e Dorinho Bastos, e produzida por ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Em artigo recém-publicado no Jornal da USP, os docentes comentam a realização do filme publicitário  o primeiro da história da Universidade –, sob a ótica do marketing social e da publicidade de causa. Perez e Bastos também falam sobre o convite da Superintendência de Comunicação da USP e o processo de realização da campanha nesta entrevista em vídeo 

“Fizemos o filme no auge da quarentena”, conta Lucio Goldfarb, diretor da peça. De São Paulo, Goldfarb orientou o trabalho do cinegrafista, Marcio Martins, e de Nachtergaele, que estavam no Rio de Janeiro. “Fomos acertando as coisas à distância. Mesmo para dirigir o Matheus, foram apenas conversas por telefone. Um ator desse calibre consegue se auto dirigir; eu só passei o que o filme precisava transmitir. Foi praticamente uma direção virtual, retrato do nosso tempo.”

A campanha pode ser vista nos intervalos da programação da TV Globo e no Youtube. As inserções televisivas são resultado da participação da USP no programa Globo Universidade.

 

 

Confira a ficha técnica completa do filme: 

Programa USP Vida

Idealização: Clotilde Perez e Dorinho Bastos, professores do CRP
Texto: Eugênio Mohallen, ex-aluno de Publicidade e Propaganda na ECA
Direção: Lucio Goldfarb, ex-aluno de Publicidade e Propaganda na ECA 
Produção RJ: Pedro Menezes, ex-aluno pPublicidade e Propaganda na ECA
Fotografia RJ: Marcio Martins 
Protagonista: Matheus Nachtergaele, ex-aluno da EAD
Veiculação: TV Globo (inserções nacionais e regionais Sudeste) por meio da área de
Responsabilidade Social/ Globo Universidade