Body:

Até o dia 27 de julho estão abertas as inscrições para a VII Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). O evento é voltado para estudantes que realizam projetos de iniciação científica na ECA, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do PPGMPA. O projeto deverá ser inscrito pelo formulário disponível no site da ECA.

A jornada, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano no Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR), é um evento acadêmico que tem como objetivo a integração e o compartilhamento de experiências e vivências acerca do desenvolvimento de pesquisa entre os membros da comunidade acadêmica.

Esta é a segunda edição que é organizada pelos pós-graduandos do departamento e visa fortalecer um ambiente onde os pesquisadores buscam interagir e conhecer os estudos realizados pelos discentes e os diversos campos de pesquisa do PPGMPA.

Nesta 7º edição, o evento contará com a presença de estudantes de iniciação científica e do pós-doutorado em sua programação, além de três debates voltados para alguns dos dilemas atuais dos pesquisadores: a metodologia da pesquisa na área de Comunicação e Artes, ações afirmativas na pós-graduação e saúde mental na universidade.

A edição também contará com apresentação de trabalhos com duração de 15 minutos e fornecimento de certificados virtuais aos participantes e os ouvintes. Quaisquer dúvidas sobre o evento podem ser enviadas para o email: jornadadiscenteppgmpa@gmail.com

 
 
Body:

Está disponível a edição volume 7, número 1 da revista Novos Olhares. Algumas das temáticas dos artigos publicados na revista são voltadas para a análise de postagens na Internet e para a produção e cultura audiovisual.

Carlos Sanchotene, da Universidade Federal de Santa Maria, usou comentários das fanpages da Folha de São Paulo e do Estadão para tentar compreender a construção do leitor que interage, produz e compartilha conteúdo, chamado de leitor coprodutor.

Também tratam de postagens na internet os artigos Análise das interações entre sociedade e organização nas mídias sociais: um estudo da campanha “Papo de Mulher para Mulher” da loja Marisa, Fanpages de viagem – Uma análise sobre o Facebook como suporte da memória coletiva e, de maneira similar, Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais.

No artigo O tempo e o espaço na vida cotidiana: reflexões a partir do filme O terminal, Luciana Buksztejn Gomes e Daniela Firmino Cidade, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, realizam uma releitura do filme O terminal destacando os conceitos de tempo, espaço, lugar e não-lugar usando diferentes autores.

Outros trabalhos publicados nessa edição da revista são: Pacifica Radio e a radiodifusão comunitária nos Estados Unidos, Fotografia e saudade: três considerações sobre a perda, Douglas Kellner: a retomada da teoria crítica frankfurtiana sob o impacto da leitura de Marcuse, entre outros.

Capa da nova edição da revista Novos Olhares

Body:

Em julho de 2018, algumas secretarias de departamento, serviços, biblioteca e sala pró-aluno da ECA terão seu horário de atendimento ao público alterado. Veja abaixo:

Serviço de graduação

O atendimento ao público não será alterado. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 18h às 20h.

Serviço de Pós-graduação

Até o dia 3 de agosto, o atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Sala Pró-Aluno

O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Biblioteca

O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Secretaria do Departamento de Artes Cênicas (CAC)

De 16 a 23 de julho, o atendimento será das 09h30 às 11h30 e das 13 às 17h.

Secretaria do Departamento de Artes Plásticas (CAP)

Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Secretaria do Departamento de Informação e Cultura (CBD)

Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Secretaria do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)

Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h.

Secretaria do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 9h às 13h.

Secretaria do Departamento de Música (CMU)

O atendimento ao público não será alterado. O horário é de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Secretaria do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP)

Até o dia 30 de julho não há atendimento ao público.

Secretaria do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)

Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Body:

De 11 de maio até 30 de julho, estão disponíveis os editais dos processos seletivos para a contratação de docentes temporários junto ao Departamento de Arte Cênica (CAC).

O Edital Nº21/2018 se refere a contratação de um docente por prazo determinado, como Professor Contratado III (MS-3.1 para aqueles com o título de Doutor) para ministrar junto ao CAC na área de Licenciatura em Artes Cênicas. O contratado será responsável por ministrar as seguintes disciplinas: Processos Criativos e Pedagógicos I (CAC-0645); Processos criativos e pedagógicos II (CAC-0653); Teatro e Educação I (CAC-0611); Teatro e Educação II (CAC-0639); Laboratório I A (CAC-0647); e Laboratório II A (CAC-0650).

O Edital Nº22/2018 é voltado para a contratação de um docente por prazo determinado, como Professor Contratado III (MS-3.1 para aqueles com o título de Doutor), no campo de Teoria. Aprovado no processo, o docente deverá lecionar as seguintes disciplinas: Estética, Teoria e Crítica das Artes Cênicas I (CAC-0642); Teoria do Teatro IV ( CAC-0637); Crítica Teatral I (CAC-0383); Laboratório IB (CAC-0648); Crítica Teatral II (CAC-0626); Dramaturgia III (CAC-0598).

E o Edital Nº23/2018 é voltado para a contratação de um docente por prazo determinado, como Professor Contratado III (MS-3.1 para aqueles com o título de Doutor) na área de Atuação/Direção. O docente selecionado será responsável por ministrar as seguintes disciplinas: Poéticas de Encenação I (CAC-0644); Poéticas de Atuação II (CAC-0656); e Ateliê II (CAC-0654).

Todas as inscrições realizadas para cada um dos três editais deverão ser realizadas por meio do sistema de concursos docentes, sendo necessário que o candidato apresente requerimento dirigido ao Diretor da ECA, que contenha dados pessoais e área do conhecimento (especialidade) a que concorre, junto dos seguintes documentos: documento de identificação (RG, RNE ou passaporte), CPF (para candidatos brasileiros), comprovação do título de doutor (para Professor Contratado III) ou mestre (para Professor Contratado II) outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade nacional.  

Os processos ocorrerão por meio de avaliações sucessivas dos candidatos, reunidos de acordo com a sua titulação. Em cada etapa, as provas serão realizadas na conformidade: Prova Escrita (peso 2) e Prova Didática (Peso 3). Os programas das disciplinas acompanhado da bibliografia necessária para ambas as provas podem ser conferidos em cada edital dos processos seletivos.

 

Body:

Já está disponível o novo vídeo da Revista Significação no youtube com presença de Ismail Xavier, docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (CTR) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA).

Na entrevista, ele aborda a relação que os “espectadores de cinema” tem com a ficção, pontuando as diferenças entre os conceitos de opacidade e transparência, este último, é abordado em um de seus livros mais conhecido, “O discurso cinematográfico — A opacidade e a transparência” (1977).

Sobre a posição do espectador, Xavier diz que “na verdade você (espectador de cinema) está seguindo as providências tomadas pelo cineasta para fazer você mergulhar. Você está seguindo a montagem, as posições de câmera, o comportamento dos atores e a maneira em como a luz e o som são construídos, tudo isso é construção”. O espectador tem a noção de que está sentado numa sala de cinema, no entanto, “se entrega aquela experiência ficcional”, conclui.

O canal da Revista no youtube é resultado do projeto coordenado pelos professores e editores responsáveis pela revista, Irene de Araújo Machado e Eduardo Morettin, realizado por jornalistas e mestres do PPMPA  da ECA-USP com o auxílio de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da universidade.