Conheça a nova chefia do Departamento de Jornalismo e Editoração

Novos chefe e vice-chefe do CJE iniciam o mandato no próximo dia 7 de dezembro, que tem duração de dois anos

 

Em eleição realizada no dia 25 de novembro, os professores Luciano Victor Barros Maluly e Luciano Guimarães foram eleitos, respectivamente, chefe e vice-chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Luciano Maluly é professor do curso de jornalismo desde 2006, ministrando, entre outras, as disciplinas de Radiojornalismo e Projetos em Rádio. Em 2008, os programas produzidos pelos alunos do CJE passaram a ser veiculados na Rádio USP, no programa Universidade 93,7. O docente também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), em disciplinas e orientações de trabalhos nas áreas de radiojornalismo e jornalismo esportivo. Entre suas atividades mais recentes, coordena projeto de pesquisa em parceria com a Massey University, da Nova Zelândia, que visa analisar e produzir programas de rádio que possibilitem a divulgação da cultura brasileira no país da Oceania, assim como da cultura maori no Brasil. Também é responsável pelo programa ECA no Interior, que visa levar as atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão da ECA para pequenas cidades do interior paulista, tendo passado pelas cidades de Avaré (2011), Piraju (2012) e Taguaí (2018). 

Após passagem pela UNESP, Luciano Guimarães ingressou como docente da ECA em 2011. Nos cursos de jornalismo e editoração, é responsável por disciplinas ligadas ao jornalismo visual e design editorial, coordenando a produção visual do Jornal do Campus e do Notícias do Jardim São Remo. É autor de dois livros sobre as cores na mídia, um livro sobre jornalismo visual e design da notícia, organizador de livros sobre comunicação e imagem, além de autor de artigos e capítulos de livros sobre jornalismo visual. É co-coordenador do grupo de pesquisa Políticas da Imagem (junto com os Professores Atílio Avancini e Wagner Souza e Silva), que visa contribuir para a compreensão dos sistemas culturais que regem a comunicação por meio da análise crítica dos processos de mediação, sistemas culturais e circulação de imagens. Atualmente, também é vice-presidente da Comissão de Pesquisa da ECA, membro titular da Congregação do Conselho do CJE e da Comissão Editorial da revista MATRIZes, vinculada ao PPGCOM. 

 

Nova chefia do CJELuciano Maluly (esq.) e Luciano Guimarães (dir.), respectivamente, novos chefe e vice-chefe do CJE. Fotos: Wagner Souza e Silva (esq.)/ Marco Bonito (dir.)