Conheça o podcast do MidiAto, grupo de estudos da ECA sobre linguagem e práticas midiáticas

O grupo de estudos de linguagem: práticas midiáticas – MidiAto, liderado pelas professoras Mayra Rodrigues Gomes e Rosana de Lima Soares, da ECA, possui um podcast para discutir e divulgar seus temas de pesquisa.

A última edição traz o trabalho Os chamados e as aventuras em nossos tempos ou das personagens que privilegiamos, apresentado pela professora Mayra no III Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: crítica das representações e mediações, promovido pelo MidiAto em abril deste ano, na ECA.

A professora conta que “neste artigo, partimos da ideia de que as estruturas narrativas, introduzidas no século passado por autores seminais, podem funcionar como eixos de leitura para além das arquiteturas dos enredos. Eixos, ou conceitos, que podem iluminar configurações sociais, os ditames de uma cultura. (...) tratamos de apreender a natureza dos heróis por quem torcemos para que vençam ou que, pelo menos, saiam ilesos ao final de sua jornada, na suposição de que, assim, capturamos os valores compartilhados a um tempo e lugar.”

O podcast também oferece uma análise sobre a trajetória do heroi, enredo recorrente na literatura e em narrativas de um modo geral, já que de alguma forma contamos nossas histórias em nosso cotidiano, muitas vezes sem nem nos darmos conta. Além disso, esse episódio traz a importância do tema sob o ponto de vista da psicanálise. “A identificação é conhecida pela psicanálise como a mais remota expressão de um laço emocional com outra pessoa, de acordo com Freud. É preciso uma analogia significante para que uma identificação se instale, ou seja, que o personagem da história retrate algo do seu leitor seguidor”, afirma Mayra. A professora também faz breves análises sobre o papel de heroi e antiheroi de séries conhecidas pelo público, como Perdidos no Espaço e La Casa de Papel. 


“Nossos herois favoritos podem funcionar como chaves de leitura para as realidades do mundo, mas também há outros blocos e etapas da jornada do heroi", diz a professora Mayra Rodrigues Gomes. Foto: reprodução/ site Netflix.

Outros episódios do podcast já estão disponíveis e abordam temas sobre jornalismo, fake news, representações, comunicação, entre outros. Para ouvi-los você pode acessar o site da MidiAto ou o canal  do grupo no YouTube. E aqui você pode conferir outras produções do MidiAto.