CTR tem seu primeiro chefe de departamento negro

Em julho deste ano, Almir Antonio Rosa, mais conhecido por Almir Almas, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), assumiu a chefia do CTR. O professor é o primeiro negro a chegar ao posto de chefe do departamento. “Aliás, sou o único professor negro no departamento”, afirma Almir Almas.

Em sua gestão, ele pretende valorizar ainda mais as ações de cotas e a permanência de alunos que vieram de escolas públicas e que são pretos, pardos e indígenas. “A gente colocou as cotas antes da USP e tirou a prova específica para colocar alunos via SiSU”, explica. “Acho importante oxigenar o departamento com novas pessoas, novos pensamentos, novas classes sociais, novas raças. Isso traz ao departamento pensamentos que geram novos diálogos”.

Entre as suas ações também está divulgar mais as atividades do CTR. “O curso de Audiovisual é construído em cima das habilidades práticas e técnicas, com pensamento reflexivo e teórico de crítica, história e estética muito forte”, conta Almas. O professor acredita que este seja um diferencial do curso da ECA. “E a gente quer que isso – os exercícios que acontecem durante o curso – seja mais divulgado. O departamento já é bem conhecido e respeito pela qualidade dos trabalhos realizados por aqui. Por outro lado, sentimos que precisamos mostrar mais o que fazemos”.

Outro ponto importante no projeto acadêmico é valorizar a aproximação entre a graduação e a pós-graduação. “A pós-graduação acabou de fazer a VII Jornada Discente, que envolveu também os alunos da graduação como forma de intercâmbio”, afirma o professor. “Em conversa constante com a Pós-Graduação, estamos estudando formas de envolvimento, maneiras criativas de troca e parcerias”.

A luta pela melhoria dos laboratórios e por mais vagas de professores e funcionários também está em pauta: “a gente tem um parque de equipamentos que é um dos melhores do Brasil em cursos de cinema, mas precisamos mantê-lo atualizado, porque a qualidade dele reflete na qualidade do ensino que nós oferecemos”, conclui.

Novo chefe do CTR, Almir Almas quer divulgar mais os projetos que acontecem no Departamento. Foto: Divulgação/TV Brasil

Almir Almas é livre docente da USP desde 2017, com o trabalho Artes e Tecnologias, Mídias Digitais e Interativas e Inovações Tecnológicas: Ensino e Pesquisa. É graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor do livro Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos, entre outros livros e artigos e vice-diretor de Cinema da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Tem participação em diversos festivais nacionais e internacionais de cinema, vídeo e arte eletrônica. Atualmente, pesquisa a criação de conteúdos audiovisuais digitais interativos em multitelas, multiplataformas e ambientes imersivos com o Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em que atua como líder.