Diálogos com Renata Pallottini: dramaturgia e teledramaturgia

A dramaturga, ensaísta, poetisa e tradutora Renata Pallottini inicia, a partir de 16 de agosto, uma série de dez encontros sobre tema dramaturgia e teledramaturgia na ECA. O curso é uma realização conjunta do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura da USP (NPCC) e do Centro de Estudos em Telenovela (CETVN)  contando com o apoio do Teatro da USP (TUSP). As reuniões ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 14 às 17h, na sala Congregação.

O curso, que será dividido em dois módulos de cinco encontros, tem o objetivo de ampliar e aprimorar os conhecimentos dos participantes nas técnicas de escrita de peças de teatro e de roteiros de TV.

As inscrições para o curso livre com Renata Pallottini são gratuitas e não exigem pré-requisitos. Os interessados deverão efetuar as inscrições eletronicamente de 1 a 15 de agosto pelo site do Departamento e Comunicação e Artes ( CCA). As vagas são limitadas.

Os participantes que comparecerem em pelo menos quatro encontros de cada módulo receberão certificado.

Sobre a dramaturga:

Renata Pallottini nasceu na cidade de São Paulo, em 20 de janeiro de 1931. Cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia. Escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Publicou vários livros de poesia, prosa, teatro e ensaios, desde 1957, tendo recebido diversos prêmios por seus trabalhos. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior.

O texto Pedro Pedreiro, de Renata Pallottini, com música de Chico Buarque e direção de Silnei Siqueira, foi o primeiro espetáculo da Escola de Arte Dramática da USP – EAD a excursionar ao exterior, participando do Festival de Teatro Universitário de Manizales, na Colômbia, em 1967.