Docente do CJE publica livros em plataforma da USP

O docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Ciro Marcondes Filho, publicou os livros Comunicação e Aventuras Estranhas – Ensaios sobre arte, cinema, filosofia e comunicação, e Esquecer Peirce?, ambos escritos por ele, e disponíveis na plataforma de Livros Abertos da USP. Marcondes desenvolve a estruturação de uma nova teoria da comunicação, que fornece os pilares para a constituição da área de comunicação nas ciências humanas através do amadurecimento do conceito de comunicação.

O livro Comunicação e Aventuras Estranhas – Ensaios sobre arte, cinema, filosofia e comunicação foi escrito a partir das aulas que o docente lecionava no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) na ECA, segundo o autor, a publicação propõe “uma discussão filosófica da comunicação”.

Dividido em quatro partes, o livro se destina a abordar as seguintes temáticas: uma "discussão sobre cinema e comunicação a partir de um comentário” do filósofo Henri Bergson em relação do cinema com a comunicação; a segunda parte se volta a noção da percepção a partir do ponto de vista do pesquisador francês, Merleau-Ponty; a terceira fala sobre a comunicação a partir dos estudos do filósofo britânico, Alfred North Whitehead; por fim, o livro aborda um debate sobre o livro O que é filosofia, de Gilles Deleuze, realizando comentário crítico sobre como os seres humanos encaram a questão da existência.

Ciro Marcondes Filho disponibiliza duas obras na plataforma de livros abertos da USP: Comunicação e Aventuras Estranhas – Ensaios sobre arte, cinema, filosofia e comunicação e  Esquecer Peirce?. Foto: Eduardo Peñuela

A segunda publicação, Esquecer Peirce?, junta outros trabalhos realizados por Marcondes anteriormente a respeito do filósofo americano Charles Sanders Peirce, como, por exemplo, o texto Os equívocos de Peirce publicado em 2004. Nesta obra, o docente se dedica a promover uma discussão acerca da “pertinência ou não de se estudar este autor da semiótica no campo da comunicação”.

Segundo o professor, a publicação dos livros e a disponibilização deles para download possibilita que os alunos e interessados tenham acesso direto e gratuito aos livros, sem que esses percam a sua atualidade “A ideia é democratizar essa produção, para que as pessoas tenham acesso”, conclui.

Ciro Marcondes Filho é graduado em ciências sociais e jornalismo pela USP, doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, atuando como professor titular da ECA desde 1987.