Docentes do CJE realizam oficina de mídia e audiovisual para professores da rede pública

No dia 11 de setembro, abrem as inscrições para a oficina Alfabetização midiática e produção audiovisual destinada exclusivamente a professores da rede pública de ensino, que atuem com turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O objetivo é capacitar os professores para o uso crítico do audiovisual num contexto de novas mídias e tecnologias. 

Esses profissionais terão acesso a ferramentas pedagógicas para instruir seus alunos quanto às técnicas de produção jornalística, em especial na linguagem audiovisual. A proposta é ampliar a compreensão e a interpretação crítica dos professores e dos alunos, a partir do conceito de alfabetização midiática. Em um contexto de excesso de informação, principalmente nas novas plataformas, se faz essencial uma preparação para receber tamanha quantidade de conteúdo.

A oficina faz parte do projeto Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública:  ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação, aprovado no edital de empreendedorismo social da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU). A atividade é gratuita e serão oferecidas 25 vagas, preenchidas conforme ordem de inscrição. Haverá emissão de certificados. 

Entre os ministrantes da oficina, estão os docentes do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Mônica Rodrigues Nunes, Renato Levi Pahim, Vítor Souza Lima Blotta e Wagner Souza e Silva, além de Daniela Osvald Ramos, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e de Vera Lucia Marinelli, professora da Faculdade de Educação. 

O curso acontece às terças-feiras, das 14h às 16h, de 1º de outubro a 26 de novembro. Excepcionalmente, no dia 15 de outubro não haverá aula. Ao todo, serão 24h de carga horária, sendo 16h presenciais e 8h a distância. 

As inscrições para a oficina devem ser feitas através deste link. É necessário comprovar vínculo com uma instituição da rede pública de ensino. 

Foto: Pexels