E-book discute design da notícia no jornal "Notícias do Jardim São Remo"

Logo no primeiro ano do curso, os estudantes de jornalismo entram em contato com a prática da profissão através do jornal-laboratório Notícias do Jardim São Remo, devendo escrever matérias e editar páginas do periódico mensal, cujo público é a comunidade São Remo, localizada ao lado da USP. “É muito enriquecedor já aprender a correr atrás de notícias, lidar com prazos e escrever para um público diferente do que estamos acostumados“, revela a caloura Maria Carolina Soares. A também primeiranista Mariangela Castro adiciona: “É uma oportunidade de aprendermos porque, para quem e como fazer jornalismo”.

Lançado, no mês de setembro, o livro Design da Notícia & Jornalismo Visual no Notícias do Jardim São Remo tem o intuito de “apresentar e comentar a produção visual do jornal”, a qual “inicia a inserção do jornalismo visual no leque de repertórios dos alunos”, explica o professor Luciano Guimarães, autor do livro e que, ao lado de Dennis de Oliveira, coordena o laboratório.

Com o objetivo principal de reunir as “informações essenciais para a produção do Notícias do Jardim São Remo”, Guimarães dividiu o livro em 10 tópicos, que discutem desde a “proposta e o projeto pedagógico do jornalismo visual aplicado no jornal” e suas etapas de trabalho até os instrumentos utilizados, o detalhamento do projeto gráfico e as dimensões topográfica, tipográfica, iconográfica e cromática.

Além disso, o livro traz referências bibliográficas para o estudo de cada uma das dimensões e uma coletânea de páginas dos jornais produzidos entre 2011 e 2016, a fim de “dar visibilidade para as possíveis variações do projeto” e permitir que outros leitores conheçam o projeto do jornal e tenham acesso "aos instrumentos, procedimentos, métodos e linguagem do jornalismo visual de modo geral”.

Em novo livro, Luciano Guimarães analisa as mudanças do projeto gráfico do jornal-laboratório

O ebook pode ser lido aqui.

Jornalismo visual no Notícias do Jardim São Remo

Com a ideia de “formar jornalistas com habilidades para lidar com a linguagem visual”, cada edição produzida do Notícias do Jardim São Remo pretende, segundo o docente, atingir uma meta pedagógica: a primeira “introduz a dinâmica de trabalho e os instrumentos e apresenta o básico da linguagem visual”, a segunda “pressupõe a repetição dos recursos e o reconhecimento e aplicação de padrões”, a terceira “incentiva pautas visuais mais elaboradas” e a quarta abre a possibilidade para maior experimentação, “mais expressão gráfica e a ‘permissão’ para a ruptura dos padrões do projeto”.

Assim, o jornal promove a introdução de competências voltadas para uma atuação com o design editorial seja para o projeto gráfico digital, on-line, multimídia ou impresso, enquanto “base estrutural para a prática do jornalismo visual comprometido com os valores do jornalismo” e o design da notícia, “expressão cotidiana dessa prática”, explica Guimarães.

Para Maria Carolina Soares, o contato com o jornalismo visual logo no começo do curso, “quando ainda estamos formando a nossa identidade jornalística”, é muito importante por poder incentivar o gosto pela edição e ensinar sobre “equilíbrio e harmonia visual” e detalhes como imagem e ordem dos textos. “Nós aprendemos o significado da diagramação e dos itens na página”, afirma. “Tudo passa informação e colocar isso já no primeiro ano faz com que se torne intrínseco”.

Mariangela Castro, por sua vez, comenta que além de proporcionar um grande aprendizado nos programas de edição e design, como os do pacote Adobe, o jornal-laboratório ainda permite que os alunos entendam como “trabalhar com caracteres, ser conciso, gastar mais espaço nas informações mais relevantes e enxergar as menos relevantes”. “É algo que prepara para o futuro,” conta.

Notícias do Jardim São Remo é produzido por estudantes do primeiro ano do curso de Jornalismo

Texto: Victória Martins
Fotos: Dennis de Oliveira