ECA recebe Comissão de Avaliação Institucional

A ECA recebe na semana de 15 a 19 de setembro os avaliadores indicados para a Avaliação Institucional da Escola. A Avaliação Institucional é uma solicitação do Conselho Estadual de Educação desde  abril de 2000, conforme a publicação da deliberação do CEE 04/2000.

Já em 1992 a Universidade de São Paulo tinha estruturado a Comissão Permanente de Avaliação, com o objetivo de planejar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades acadêmicas da Universidade. O primeiro ciclo de Avaliação Departamental começou em 1992 até 1999; o segundo ciclo foi de 2001-2005; e o terceiro  ciclo de 2007-2010.

Na ECA serão dois grupos de avaliadores, um para os departamentos do CAP, CAC, CMU e CTR sendo os avaliadores os professores: Michael Renov, da University of Southern Califórnia, EUA, Yara Borges Caznok, da UNESP, e Fernando Antonio Mencarelli, da UFMG. O outro grupo composto pelos professores Joseph Straubhar, da Universidade do Texas,  Nilda Aparecida Jacks, da UFRGS, e Maria Luiza Martins Mendonça, da UFG avaliam os departamentos  do CCA, CBD, CJE e CRP. O relatório final será elaborado  em conjunto pelos membros das duas comissões.

De acordo com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USP, a Avaliação Institucional deve ser entendida como uma ação transformadora, conjunta e contínua, cujo objetivo essencial é contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior e cuja contribuição de maior relevância é a criação e o fortalecimento de uma cultura de qualidade no contexto do projeto institucional da Universidade. Deve ser vista também como procedimento voltado a garantir a autonomia universitária. Trata-se de procedimento autocrítico e responsável para atender o bem comum e nossa missão.

Confira aqui o cronograma de comunicações e artes da visita institucional da ECA.