ECA recebe a visita de delegação da Coreia do Sul

O diretor da ECA, professor Eduardo Monteiro recebeu no dia 11 de fevereiro a visita do presidente da Korea National University of Arts (K-Arts), Bong Ryol Kim. Durante o encontro, foram apresentados os programas de intercâmbio para estudantes de graduação e de residência artística da universidade coreana. Também participaram da reunião a gerente internacional sênior da K-Arts, Seora Woo, a presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), professora Daniela Osvald Ramos, e docentes dos cursos de artes da ECA.

ECA e K-Arts já haviam firmado acordo de cooperação em 2009 para intercâmbio de estudantes e desenvolvimento de projetos artísticos colaborativos. O objetivo agora, segundo, Seora Woo, é “reabrir o diálogo para o intercâmbio e sugerir programas concretos para ativar uma parceria institucional”.

À direita, Bong Ryol Kim, presidente da Korea National University of Arts (K-Arts), em visita à ECA

Um dos programas de bolsa de estudos apresentados foi o Art Major Asian (AMA) para jovens artistas, sejam eles estudantes de graduação ou recém-graduados, para a realização de mestrado. Aberto recentemente a estudantes de fora da Ásia, os participantes do AMA têm isenção de matrícula e recebem ajuda de custo mensal, passagens áreas e, durante quatro meses, aulas de coreano.

São requisitos para se candidatar a uma das vagas do programa: portfólio – conforme os requisitos de cada área –, apresentação de, no mínimo, três cartas de recomendação, excelente histórico acadêmico e certificação de conhecimentos da língua coreana, em nível intermediário.

Há também oportunidades de intercâmbio para docentes, por meio do Artist Residency Program, destinado à residência de professores, por um período de três a cinco meses, para a realização de projetos artísticos na K-Arts. “Enquanto outras universidades coreanas visam formar educadores, a nossa intenção é criar artistas”, explicou Woo aos professores da ECA.

Criada em 1993, a Korea National University of Arts (K-Arts) é única universidade nacional do país dedicada exclusivamente às artes. Atualmente, conta com cerca de 3.500 alunos, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, em seis grandes áreas: música, teatro, audiovisual, dança, artes visuais, e artes tradicionais coreanas.

Delegação coreana foi recebida pelo diretor da ECA, Eduardo Monteiro, e outros professores da unidade. O objetivo foi discutir a construção de futuras parcerias e conhecer os programas de intercâmbio da K-Arts.

Fotos: Susana Sato