Em palestras na ECA, Costella e Buti inauguram exposição sobre "A Casa da Xilogravura"

No dia 24 de setembro, duas palestras inauguraram a exposição itinerante sobre A Casa da Xilogravura, localizada em Campos do Jordão. A exposição, organizada pelo Centro de Preservação Cultural da USP, comemora o acordo de doação do acervo e instalações do museu, legado em testamento para a USP pelo seu fundador, Antonio Costella - professor, gravador e jornalista. “Agradeço a ECA por divulgar a Casa da Xilogravura para toda a USP. Esse patrimônio é de todos, deve ser difundido”, disse o ex-docente da ECA. 


Marco Buti (esq.) e Antonio Costella em palestra sobre "A Casa da Xilogravura" e a arte

O clima começou descontraído na apresentação. “Agradeço esta doação de um verdadeiro tesouro”, iniciou Marco Buti,  docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e amigo de Costella. “Os grandes museus do mundo, como o Louvre, começaram da doação de nobres e milionários que cuidaram com zelo das obras e depois as doaram”, prosseguiu. Costella, em tom de brincadeira e causando risos dos presentes, respondeu: “Só que eu não sou nobre, menos ainda milionário”.

Após as apresentações, Costella ministrou uma palestra sobre o Museu A Casa da Xilogravura, e convidou os presentes a visitarem em Campos do Jordão. Já Buti discursou sobre A estampa dentro e fora da arte, ressaltando a arte de xilogravar e esmiuçando grandes obras históricas. “A xilogravura é a soma dos princípios ancestrais de gerar a imagem em um objeto. Melancolia (obra do mestre alemão renascentista Albrecht Durer) é uma das coisas mais célebres que a humanidade já produziu. Se fôssemos analisar todos os significados possíveis, não acabaríamos hoje”, explanou Buti.
 


Painel impresso e exposto remetendo às obras feitas em xilogravura
 

A exposição na ECA consiste em 19 painéis impressos que estão montados no saguão de entrada do prédio central da Escola. As visitas vão de 24 de setembro a 6 de dezembro, das 8h às 22h.


Panorama geral das ilustrações expostas no prédio central da ECA

 

Serviço – Visitação da exposição sobre “A Casa da Xilogravura”

Data: 24/9 a 6/12

Horário: segunda a sexta, das 8h às 22h

Local: Saguão do Prédio Central da ECA -  Prédio 1 - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443

 

Texto: Felipe Ruiz
Fotos: Eduardo Peñuela