Retrospectiva 2020: em ano marcado pelas lives, eventos da ECA ganham formato digital

Relembre alguns dos eventos organizados pela ECA em 2020; gravações estão disponíveis na internet

 

A ECA tem na organização de eventos um ponto forte da sua produção intelectual – seja para a comunicação da sua produção científica, seja para manifestação da sua produção artística e cultural. São congressos, seminários, palestras, concertos, exposições e espetáculos que acontecem todos os anos na Escola.

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus obrigou a suspensão das atividades presenciais em toda a USP, o que impactou diretamente a realização de eventos acadêmicos e culturais. Com as devidas adaptações, eventos importantes ganharam versão digital – caso da Feira USP e as Profissões e da etapa na ECA do SIICUSP – enquanto novas iniciativas sugiram nesse período, como a série ECA Debate.

Foram quase 100 eventos organizados pela ECA em 2020. A seguir, destacamos alguns dos eventos realizados do ano passado:

Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA
O evento organizado pela Comissão de Direitos Humanos e pelo projeto Diversidade na ECA reuniu pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de gênero e sexualidade na interface com as comunicações e artes. Este ano, abordou, entre outros temas, os impactos da pandemia em grupos vulneráveis. As gravações das sessões e as atividades culturais apresentadas durante o evento estão disponíveis aqui.

Apresentação de trabalho no evento Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA. Imagem: Reprodução

ECA Debate
Série de encontros semanais que abriu espaço para reflexão sobre os diferentes impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. De setembro a dezembro, foram 12 lives no canal da ECA no Youtube, com a participação de 39 convidados e convidadas – docentes da Escola e de outras unidades de ensino da USP, sempre acompanhados de ativistas, profissionais do mercado, artistas e pesquisadores.

TOI
A sexta edição do Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI) manteve o objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação, proporcionar a troca de experiências profissionais, discutir as melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas. Os encontros do TOI estão todos disponíveis no Youtube.

Feira USP e as Profissões
Um dos principais eventos de cultura e extensão da USP, a Feira USP e as Profissões teve que adaptar toda sua programação para o formato on-line por causa da pandemia. A ECA não ficou de fora e, durante os dois dias do evento, exibiu em seu canal oficial no Youtube bate-papos com professores e vídeos sobre os seus 12 cursos de graduação.

Feira USP e as Profissões: ECA exibiu vídeos com depoimentos de estudantes e promoveu bate-papos ao vivo com docentes. Imagem: Reprodução

SIICUSP na ECA
Outro evento tradicional da USP que ganhou versão digital foi o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Na ECA, foram quatro dias de encontros, 12 sessões e 37 trabalhos apresentados, envolvendo todos os Departamentos de Ensino. A próxima etapa do SIICUSP – com estudantes selecionados e convidados estrangeiros – está prevista para o mês de março.

Festival Cidadania Digital
Com o objetivo de discutir como será a cidadania no terceiro milênio, o Centro Internacional de Pesquisa Atopos promoveu em novembro o I Festival Internacional da Cidadania Digital. O evento contou com mesas redondas e palestras com especialistas de diversas áreas do conhecimento para pensar o uso responsável de tecnologias.


Festival sobre cidadania digital reuniu convidados de diferentes áreas do conhecimento que atuam no Brasil e no exterior. Imagem: Reprodução

Obitel 2020
A relação do streaming com a ficção televisiva foi o tema do XV Seminário Internacional OBITEL (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva), que em 2020 foi realizado pela primeira vez em um formato totalmente digital. Com painéis sobre política, economia, raça, gênero, mídia, entre muitos outros, o evento também contou com a presença de profissionais da indústria televisiva brasileira.

Festival Comunicantus
Devido à pandemia, o festival de grupos corais promovido pelo Comunicantus: Laboratório Coral ganhou edição on-line, com a participação de convidados internacionais. Foram três mesas redondas, além da apresentação de vídeos que retrataram um pouco da realidade vivida pelos grupos corais em 2020.Todo o evento está disponível no canal do Comunicantus no Youtube.


Festival Comunicantus e os desafios do canto coral em 2020. Imagem: Reprodução

Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
A ECA foi uma das instituições organizadoras do encontro em 2020, que teve como tema O Ensino do Jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática. Todo ano o evento reúne docentes e discentes para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista. No ano passado, a ECA teve três trabalhos premiados no evento.

Seminário Impactos da Pandemia no Turismo
Em sua primeira edição o Seminário Acadêmico de Turismo & Inovação trouxe para debate a pauta: Os impactos da Covid‐19 e a recuperação da atividade do turismo. A programação incluiu mesas redondas, apresentações de trabalhos e o lançamento do e-book Lazer em tempos de isolamento social. É possível assistir às sessões no Canal do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) no Youtube.

 

Texto: Verônica Cristo
Arte da capa: Susana Narimatsu Sato