Entenda mais sobre audiovisual em quatro livros lançados por professor do CTR

O docente Arlindo Machado lançou as obras no XXIII Encontro da Socine

Anualmente, a  Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) organiza um encontro com pesquisadores, professores e profissionais da área para discutir as novas descobertas e tendências. É uma oportunidade única de contato com reconhecidos nomes do audiovisual brasileiro. Entre eles, o professor Arlindo Machado, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). No encontro de 2019, o docente lançou quatro livros importantes para a compreensão teórica do audiovisual. 

Junto com a professora colombiana Marta Lucía Vélez, foi lançado o livro Análise do programa televisivo, resultado de uma longa pesquisa que já rendeu artigos tanto em publicações brasileiras quanto hispânicas. A obra aborda questões metodológicas da análise de programas de televisão com base no estudo de doze sucessos da TV mundial.

Já em Outros cinemas: formas esquisexóticas de audiovisual, Machado defende que cinema não é um conceito restrito, mas uma forma de expressão por imagens e sons que engloba inúmeros formatos, como as vídeo-instalações e o videoclipe, que não são considerados cinematográficos por uma parte da crítica e da teoria.

O terceiro livro, O olho, a visão e a imagem: revisão crítica, é um ensaio que parte de descobertas e teorias recentes sobre a imagem e o olhar para reimaginar esse fenômeno que denominamos “ver”. 

Por fim, Discursos sobre a insensatez: grandezas e misérias da comunicação, amplia o campo de discussão para além do audiovisual, abordando experiências radicais em que mídias foram utilizadas por sujeitos movidos por projetos de intervenção crítica, gerando resultados que destoam das expressões midiáticas hegemônicas

Os livros foram editados pela Ribeiro Edições e já estão disponíveis no formato físico e também digital. 

Imagem: Reprodução/Sonhar TV

 

Com informações do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).