Ex-alunos do CAC participam de leitura cênica de Prova de Fogo, peça sobre ocupação da Maria Antonia em 1968

Acontece neste sábado, 21 de setembro, às 21h, no Sesc Ipiranga, a leitura cênica da peça teatral Prova de Fogo, de Consuelo de Castro, com participação de jovens atores recém-formados pelo Departamento de Artes Cênicas (CAC) e direção de Abílio Tavares.

A ação se passa no ano de 1968, durante a ocupação do então prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, na Rua Maria Antonia, por estudantes em protesto contra a ditadura militar, a reforma universitária e o acordo MEC-USAID. A peça se inicia com uma acalorada assembleia em que os estudantes precisam decidir entre desocupar e resistir, sob ameaça de violenta invasão após um ultimato dado pela polícia. Explorando as divergências e conflitos entre os próprios estudantes, num embate onde posições políticas e questões pessoais muitas vezes se confundem, a peça concluída no mês de maio antecipava os trágicos acontecimentos que viriam a ocorrer nos dias 2 e 3 de outubro do mesmo ano, no que ficou conhecido como a Batalha da Rua Maria Antonia.

Imediatamente proibida pela censura, a obra teve sua primeira montagem somente em 1975, com o título alterado para Invasão dos Bárbaros, no prédio ainda em construção dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais na Cidade Universitária, tendo no elenco estudantes de Ciências Sociais e Biologia dirigidos por Tim Urbinatti. Sua primeira montagem profissional, dirigida por Aimar Labaki, aconteceu em 1993, no prédio da Rua Maria Antonia, retomado pela Universidade após 25 anos de sua expulsão dali ao término dos conflitos de 1968. Em 1997, o texto voltou a ser montado no mesmo local, que agora abrigava também o TUSP.  Interpretado por um conjunto de universitários de vários cursos e membros da comunidade externa, que na época compunham o Grupo TUSP, o espetáculo foi dirigido por Abílio Tavares, também diretor do TUSP naquele período e que agora dirige essa leitura cênica.

Elenco da leitura cênica de Prova de Fogo é formado por egressos do CAC. Da esquerda para a direita, no alto: Alex Vieira, Pedro Dix, Maria Fernanda Machado, Nicolas Isso, Mariana Martins, Fernando Moraes. Da esquerda para a direita, embaixo: Vitor Amato, Nina Ricci, Danilo Arrabal, Victor Walles e Ana Bonetti. Foto: Ewerton Correia.

Aluna do curso de Ciências Sociais da FFLCH, Consuelo de Castro ingressou aos 18 anos, em 1º de abril de 1964, mesmo dia do golpe que deu início aos 21 anos de ditadura militar no pais. Até 1968, Consuelo foi membro atuante do movimento estudantil, tendo participado ativamente da ocupação da Maria Antonia. Foi neste mesmo período que ela escreveu Prova de Fogo, seu primeiro texto teatral. Todos os personagens da peça são inspirados em jovens estudantes que viveram com Consuelo o cotidiano daquela longa ocupação.

A atividade integra o Projeto Dramaturgias 2, Módulo Curva Histórica: Consuelo de Castro, que inclui a leitura cênica de mais duas obras da autora. O evento é realizado pelo SESC e conta com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Teatro da USP (TUSP), Superintendência de Comunicação Social (SCS) e Rádio USP. Os ingressos custam R$ 20,00 (Inteira), R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 6,00 (credencial plena SESC).