Exposição "Medium Art: Uma retrospectiva incompleta", de Artur Matuck

Entre os dias 8 e 30 de abril acontece a exposição Medium Art: Uma retrospectiva incompleta, que reúne trabalhos gráficos de impacto produzidos pelo professor Artur Matuck, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), durante a sua trajetória profissional.

Serão apresentados projetos de experimentação com mídias diversas, como desenhos, Xerox, colagens, fotografia, fax e a televisão de varredura lenta, um instrumento de transmissão audiovisual, de modo a “mostrar como os dispositivos gráficos vão se transformando”, explica Artur.

Além da exposição, alguns encontros especiais também farão parte da programação do evento. No dia 8, às 19h, se dará a abertura e, a partir das 20h30, o público poderá assistir a performance Kapolengo, fruto de uma parceria entre o professor e a artista performer Paula Alves, que faz sua primeira apresentação no Brasil após passar por Paris e Moscou. A performance apresenta um personagem híbrido de duas cabeças, uma delas, cabeça-vídeo, encenando textos poéticos de autoria de Artur, para tratar da temática dos “corpos seccionados, dos imigrantes e da percepção dos corpos imigrados”.

No dia 29 de abril, às 15h, acontece o colóquio Estratégias na Produção Artística Contemporânea: a proposta da Meta-Autoria, coordenado por Artur Matuck e fruto de suas pesquisas nas áreas de pedagogia artística e história da arte. E, à partir das 20h, o professor, em parceria com o músico Vinícius Fernandes e a curadora da exposição, Maria Fernanda Rosalem, apresenta a performance Arto Mekanikisto: brincando com a arte não-humana. “Eu colecionava bonecos de lata e percebi que, amarrando um pincel ou caneta colorida e dando corda, eles desenham”, explica. Na apresentação, Matuck fará os bonecos se tornarem artistas ao produzir, a partir de seus movimentos, desenhos abstratos. Também, entrando em contato com instrumentos musicais, estes emitirão registros sonoros, gerando composições experimentais.

A exposição acontece na Casa do Xiclet, na Rua Fradique Coutinho. O horário de funcionamento da galeria é de quinta-feira a sábado, das 14h às 20h, e de domingos, das 14h às 18h.

Serviço:

Exposição Medium Art: Uma retrospectiva incompleta

Data: 8 a 30 de abril

Horário: quinta-feira a sábado, das 14h às 20h, e domingo, das 14h às 18h

Local: Casa da Xiclet (Rua Fradique Coutinho, Vila Madalena, São Paulo)

 

Texto: Victória Martins
Fotos: Vinicius Maffei