Grupos de Pesquisa da ECA e da Universidade Federal do Espírito Santo inauguram exposição na Biblioteca Mindlin

No próximo dia 20 de outubro, às 17h, a exposição Sinapses – O Pensamento do Artista será inaugurada na Sala BNDES da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A exposição possui a curadoria de Alexander Santiago e do professor Hugo Fortes, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). A ideia da exposição surgiu a partir de um processo colaborativo entre os membros do Grupo de Pesquisa Imaginatur, da ECA, e o Grupo 3P, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Processo criativo da obra Apagamento clarão, de Leandra Espírito Santo. Foto: Marcos Martins

A exposição pretende investigar as possibilidades da criação artística a partir da junção de documentos do processo criativo e objetos que permitam deixar evidente os processos de associação de ideias, a construção da criação, a materialização dos pensamentos em suas diversas fases e a reflexão posterior sobre as obras. Participam da exposição o próprio Hugo Fortes e os artistas Dália Rosenthal, Leandra Espírito Santo, Viviane Vallades, Tiago Gomes, Luiz Couto, Marcos Martins, Yiftah Peled, Carlos Eduardo Borges, Ricardo Mauricio – todos participantes de ambos os grupos de pesquisa, Imaginatur e o 3P. Segundo o curador, a mostra serve como um meio de demonstrar as produções de cada um deles, assim como a dos grupos.

Obra Apagamento clarão, da artista Leandra Espírito Santo, finalizada

Fortes explica também que esta mostra é diferente de outras pois eles não estão colocando nenhuma das obras na parede, mas em mesas separadas que são dedicadas a cada um dos artistas expostos. As mesas possuem peças que fizeram parte do processo criativo dos artistas, podendo ser maquetes, fotografias, desenhos e até mesmo esculturas. O docente pontua que houve um enfoque nesse tipo de obra, não possuindo obras grandes e finalizadas, “a ideia é fazer uma espécie de mosaico de momentos do processo criativo, organizados sobre as mesas”, pontua.

Processo criativo da obra Digesto do Processo, de Hugo Fortes, em cartaz na Biblioteca Mindlin. Foto: Marcos Martins

Sinapses – O Pensamento do Artista fica em cartaz até o dia 15 de dezembro de 2017.

Serviço:
Exposição Sinapses – O Pensamento do Artista
Abertura: 20 de outubro, às 17h
Visitação: até 15 de dezembro
Horário: segunda a sexta-feira, 8h30 às 19h30
Local: Sala BNDES da Biblioteca Brasiliana USP.
Endereço: Rua da Biblioteca, s/n - Cid. Universitária. São Paulo, SP

Texto: Beatriz Gomes Furtunato