Faculdade de Ciências Farmacêuticas divulga informativo especial sobre o novo coronavírus

Farmanews traz informações sobre o vírus, prevenção e pesquisas para vacina e medicamentos

Uma das principais armas contra a covid-19 é a informação científica e de fácil acesso. Desde o início da pandemia, esse tipo de conteúdo tem apresentado uma procura crescente dentro e fora da comunidade acadêmica, apesar da persistência das fake news. Cientistas e comunicadores de instituições públicas e privadas têm trabalhado incessantemente para garantir que a população receba informações de qualidade com a rapidez que o momento exige. 

Como parte desse esforço, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP acaba de divulgar uma edição especial de seu informativo, o Farmanews, dedicada totalmente ao novo coronavírus. A publicação traz esclarecimentos sobre o Sars-Cov-2 (nome oficial do vírus) e como ele afeta humanos e animais, além de mostrar porque a covid-19, doença causada por ele, não pode ser comparada a uma gripe ou resfriado. 

capa-edição-especial-farmanews-sobre-novo-coronavírus

A publicação também aborda o papel da higiene e da alimentação para prevenir a enfermidade, além de trazer informações sobre os grupos que apresentam maior risco de complicações, como idosos e portadores de doenças crônicas. 

O informativo apresenta ainda um breve panorama das pesquisas para uma vacina, realizadas atualmente em diversos países, incluindo o Brasil. Em entrevista, o professor da FCF Marco Antonio Stephano explica como é o processo de desenvolvimento de vacinas e medicamentos para novas doenças, como a covid-19. 

Completa a edição especial o anúncio de chamadas para propostas de pesquisas sobre o novo coronavírus. A Fapesp lança dois editas no valor de 30 milhões de reais, enquanto o CNPq destinará 50 milhões para novos projetos. 

Leia o Farmanews especial na íntegra