Grupos do Departamento de Música realizam concertos em São Paulo

Durante essa semana, três concertos organizados por professores do Departamento de Música (CMU) pretendem atrair o público, tanto dentro como fora da Cidade Universitária, para apresentações que variam da música clássica aos ritmos populares da América Latina.

No dia 31 de maio, a Laboratório de Piano promove um recital com os estudantes da classe de piano do CMU. Criado em 2012, o LAP visa fornecer apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudo de piano. O concerto acontecerá no Auditório Olivier Toni, no próprio departamento, a partir das 16h.

Carlos Vogt apresenta-se com Sonata quasi una fantasia, op. 27 No.2 (Sonata ao Luar), de Beethoven, enquanto a dupla formada por Pedro Brack e Lucas Thomazino apresenta o Concerto para Piano No.23 em Lá Menor, K488 (I.Allegretto), de Mozart. Também contribuem para o recital a aluna Milena Lopes, com Três Estudos de Concerto (II. La Liggierezza), de Franz Liszt; Matheus Restani Furtado, com Ballada em Ré Menor Op.10 No.1, de Brahms e Danilo Alves, com o Noturno Op.9 No.1 de Chopin. Por fim, o aluno Gabriel Brandão apresenta-se com uma composição de Mendelssohn, Romance sem palavras Op.30 No.1, enquanto a aluna Ester Yoshimoto traz Osvaldo Lacerda para o repertório, com Brasilina No. 2.

No dia 1º de junho, às 12h30, o grupo Ôctôctô apresenta-se na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em um recital com organização do Laboratório de Música de Câmara (LAMUC). Criado em 2008, o grupo é formado por Cibeli Palopoli, na flauta transversal, Yuri Prado, na guitarra, Luís Santiago Málaga, no saxofone, Márcio Modesto, no piano, Felipe Roque, no trompete, Edinaldo dos Santos, no trombone, Migue Antar, no contrabaixo e Rubens de Oliveira, na percurssão e pretende promover um diálogo entre a música popular brasileira e a erudita, ao incluir novos arranjos e composições em um repertório já conhecido.

Por fim, o LAMUC organiza outro concerto no dia 2 de junho, também a partir das 12h30. O Duo EntreLatinos, composto pela flautista e saxofonista Angela Coltri e pelo violonista José Valencia, a dupla apresenta-se na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, Bela Vista), com um repertório que propõe mesclar os diversos ritmos que compõem a música latino-america, tais como choro, salsa e merengue.

No repertório do Duo, incluem-se as composições Milonga Gris, de Carlos Aguirre, El Pastadilo, de Carlos Vieco, Joaninha, de Sergio Valdeos, Son de la loma, de Miguel Matamoros, Melao de Caña, de Oscar de Leon, Mamá Eva, de Vicente Gómes Gudiño, Michel, de Gentil Montaña, Sabor a mi, de Alvaro Carrillo, La Negra Atilia, de Henry Martínez e Pablo Camacaro e Rico Vacilón, de Rosendo Ruiz.

Serviço:

Recital da Classe de Piano do CMU

Data: 31 de maio

Local: Auditório Olivier Toni | Departamento de Música

Concerto - Grupo Ôctôctô

Data: 1º de junho

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Concerto - Duo EntreLatinos

Data: 2 de junho

Local: Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 - Bela Vista)

Texto: Victória Martins

Foto de destaque: Duo EntreLatinos