Laboratório de Piano USP realiza 1º edição on-line do projeto Em Preto e Branco

Vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, projeto divulga os cursos do Departamento de Música junto a conservatórios e outras instituições de formação musical 

 

Desde junho de 2020, o Laboratório de Piano (LAP) tem realizado mensalmente recitais on-line com os alunos de bacharelado e mestrado em piano do Departamento de Música (CMU). As apresentações já chegaram a reunir 450 pessoas simultaneamente e alguns dos vídeos já contam com mais de mil visualizações. O último recital, realizado em 24 de setembro, integrou o projeto Em Preto e Branco: recitais e palestras acerca dos cursos do CMU-ECA-USP, que faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Criado em 2014, o projeto divulga os cursos do departamento por meio de palestras em escolas de formação musical no estado de São Paulo, acompanhadas de um recital de piano preparado pelos estudantes ecanos. Até o ano passado, dez escolas em Cubatão, Sorocaba, Jundiaí, Tatuí, Guarulhos, São Caetano do Sul e São Paulo receberam visitas do projeto. Em sua primeira edição on-line, a instituição atendida foi o Conservatório Municipal Maestro Henrique Cavallieri, na cidade de Salto. O encontro teve início com um recital gravado pelos alunos do CMU e transmitido pelos canais do LAP no Youtube e no Facebook. Em seguida, cerca de 30 alunos e professores do conservatório se reuniram em uma videoconferência com os integrantes do projeto. 

Com a intermediação da professora Maria Luiza Zani, o encontro abordou questões como o vestibular, o mercado de trabalho para os pianistas na atualidade e a estrutura curricular do curso de música da ECA. Também surgiram perguntas sobre a rotina de estudos dos pianistas, tempo de estudo diário e os trajetos de cada músico em seu processo de formação. Todas essas questões foram respondidas pelos professores coordenadores do projeto, Luciana Sayure e Eduardo Monteiro, do CMU, bem como pelos pianistas que participaram do recital e da reunião. 

 

Print da reunião do projeto Em preto e Branco
Legenda: Encontro virtual entre o LAP e o Conservatório Municipal Maestro Henrique Cavallieri. Imagem: Google Meet. 

 

O novo formato do projeto é uma adaptação às medidas de distanciamento social decorrentes da atual crise sanitária. Apesar das circunstâncias adversas que levaram à adoção do modelo on-line, a experiência demonstrou a possibilidade de expansão do projeto para escolas de outros estados, permitindo maior visibilidade para os cursos do departamento e estimulando o ingresso de mais estudantes de localidades diversas. O próprio LAP, por exemplo, conta com alunos de Minas Gerais. 

Para conferir o vídeo do último recital do Laboratório, clique aqui. A próxima apresentação está marcada para o dia 29 de outubro e contará com a presença de Guilherme Frazatto e Mateus Restani, vencedores do I Concurso de Piano Gilberto Tinetti, realizado em fevereiro deste ano durante a IV Oficina de Piano USP. Os recitais acontecem sempre nas últimas quintas-feiras do mês, às 18h. 

 

Texto: Gabriel Brandão