Livro Publicidade Antirracista é indicado ao Prêmio Jabuti

Publicação organizada por docentes do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) analisa o racismo na propaganda e no mercado de trabalho; obra está disponível para download gratuito

 

O livro Publicidade Antirracista, organizado pelos professores Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, considerada a principal honraria da literatura brasileira. A publicação é uma das dez indicadas na categoria Economia Criativa.

“Esse reconhecimento e visibilidade significam muito e refletem, para a nossa satisfação, a expressiva recepção e o impacto positivo que o livro vem operando socialmente desde o seu lançamento em novembro de 2019. A obra teve distribuição gratuita de mais de 500 exemplares impressos no seu evento de lançamento e a sua versão digital alocada, originalmente, no Portal de Livros Abertos da USP já conta com mais de 6 mil downloads realizados. Esses números e a posição como obra finalista do Prêmio Jabuti celebram e sugerem a potência da publicação, bem como indicam que o convite inscrito pela nossa obra está sendo aceito, que as reflexões, os caminhos e os desafios agendados no livro estão circulando, estão afetando e, principalmente, demonstram que 'Publicidade Antirracista' vem sendo buscada como fonte para ações e reposicionamentos transformativos”, afirma Leite sobre a indicação ao prêmio. 

Montagem comemorativa Publicidade Antirracista finalista no Prêmio Jabuti

 

“Obra de natureza coletiva”, como enfatizam os docentes, o livro traz uma coletânea de 15 capítulos escritos por pesquisadores de diversas instituições de ensino e por publicitários, abordando temas como o racismo no mercado de trabalho e os estereótipos raciais na propaganda, por meio da análise de peças publicitárias. Leite explica que a proposta da publicação é apresentar “contribuições e discussões que sugerem, a partir dos espaços publicitários, modos, caminhos e desafios de agir em oposição ao racismo e suas manifestações”.

Publicidade Antirracista está disponível para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP. Para saber mais, acompanhe o perfil do livro no Instagram