Note: Event Views detected that you were very likely running the old version of event_views and has updated your DB tables with new fields required to use the new event_views module.

NuSom lança selo fonográfico com faixas inéditas

O selo BERRO se propõe a fazer, através do som, uma arte contemporânea de resistência

Em variadas plataformas, o mercado musical tem se multiplicado e, a cada dia mais, a população tem tido acesso à novas músicas dos mais variados estilos. No entanto, muitas produções sonoras ficam de fora da vista do grande público e acabam se perdendo ao longo da história.

Com a proposta de realizar novas produções sonoras a partir do improviso e da experimentação, o NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP, lançou o BERRO, um selo fonográfico digital que visa propagar produções históricas que se mantém inéditas ou pouco acessíveis.

O selo fonográfico, lançado no último dia 20 de novembro, apresenta logo na estreia uma série chamada Make it Heard, a qual é dividida em três volumes. Nesses álbuns, cuja proposta foi criar a partir de ruídos inéditos, resgate de sons históricos, músicas desconhecidas e paisagens sonoras improváveis, o BERRO objetiva proporcionar ao ouvinte, a cada faixa, uma nova experiência musical nunca antes sentida em outro lugar.

Os álbuns, no total, são compostos de 26 faixas, que foram criadas entre 1968 e 2019. Além disso, todos os três passaram pela curadoria de Rui Chaves e do professor do Departamento de Música (CMU), Fernando Iazzetta.

Para o docente, o BERRO “representa mais uma iniciativa do NuSom no cruzamento entre a pesquisa acadêmica e a prática artística”, fator determinante para compor uma arte de resistência em tempos desqualificação do senso crítico. 

Em suma, as produções supracitadas, assim como mais informações sobre o selo, podem ser acessados pela plataforma Bandcamp e pelo site do selo.

Sobre o NuSom

O NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP, é um centro dedicado à pesquisa acadêmica que integra, interdisciplinarmente, estudos do som e das artes sonoras com a finalidade de promover reflexões críticas e estudos sobre técnicas e tecnologias.