"Personagem e pessoa" na visão de Ecléa Bosi

Para abrir o Programa Univesidade Aberta a 3ª Idade,  do 1º semestre de 2016, a  ECA recebeu no dia  30  de  março  a  professora  emérita  e  titular  do   Instituto  de  Psicologia  da USP, Ecléa  Bosi.

A professora Ecléa foi a idealizadora do Programa Universidade Aberta, que  este ano completa 23 anos.  Autora de vários livros como Cultura de massa e Cultura popular – leituras de operárias;  Simone Weil – a condição operária e outros estudos sobre a opressão; e  Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos, considerado  uma obra prima  da Psicologia Social  e das Ciências Humanas.

Profas. Lucilene Cury e Ecléa Bosi

Em sua palestra abordou as definições de personagem e pessoa na visão de alguns pensadores, e os diversos papéis que um cidadão desempenha ao longo da vida. A noção de pessoa, que podemos achar que é  um termo inato, formou-se em séculos da história do pensamento, diz a professora.

Em seguida a professora Ivete Pieruccini, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), apresentou o projeto Estacão Memória, idealizado pelo professor Edmir Perroti (CBD)   e hoje coordenado pela professora.  O projeto  está vinculado ao Colaboratório de Infoeducação Colabori CBD/ECA/USP,  e é voltado à constituição de um dispositivo educativo intergeracional dedicado a trocas culturais entre crianças, jovens e idosos.  O projeto promove encontros semanais, que acontece às quartas-feiras, às 14h, na sala 258, do Prédio Central da ECA.

Fotos: Eduardo Peñuela