Seminário apresenta pesquisas de pós-doutoramento da ECA

Democratizar as informções e apresentar para a sociedade  as pesquisas desenvolvidas, no último ano,  por pesquisadores da ECA em Universidades estrangeiras, foi um dos objetivos do 2º Seminário de Divulgação Científica promovido pela ECA, no dia 31 de maio, no Auditorio do MAC.

A professora Margarida Kunsch, diretora da ECA,  reforçou a importância do evento  e considerou o seminário  uma prestação de contas a sociedade, "pois a USP é uma universidade pública e as pesquisas desenvolvidas podem contribuir para melhorias e intervenções sociais".

A professora manifestou também a intenção de editar um e-book  com o resultado das pesquisas apresentadas  nos últimos anos.  Margarida finaliza dizendo que esse “é um momento construtivo, e  que temos que intensificar na Escola;  mostrar o quanto temos de responsabilidade pública com o que ensinamos e produzimos”.

Maria Cristina Costa, docente  do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e  presidente da Comissão de Pesquisa da ECA disse que a Pró-Reitoria de Pesquisa tem dado  grande importância aos estudos de pós-doutoramento e tem investido no sentido de estimular a realização de pós-doutoramento de pesquisadores da USP  em   instituições no Brasil e no exterior.

Esse conhecimento  “é fundamental para a desenvolver a massa crítica da Universidade”,  diz a professora.  Segundo dados  da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, a Universidade tem cerca de 3 pós-doutores por professor, enquanto que em  algumas  universidades estrangeiras esse número chega a 10 pós-doutores por docente. Para melhorar esses índices a PRP tem flexibilizado as regras para o pós-doutoramento: entre eles a possibilidade do pós-doutor atuar na Graduação e orientar pesquisas de Iniciação Cientifica.  "O pós-doutoramento é considerado hoje uma grande fonte  de conhecimento para as  pesquisa, é uma possibilidade única de um especialista de uma outra instituicao poder  passar algum tempo junto  as nossas atividades de pesquisa e de docência e nos passar seu conhecimento  e vice-versa.

A Universidade abre suas portas para o pós-doutoramento e ao mesmo tempo que procura a especialização através do pós-doutoramento  de outras instituições.

A programação contou com exposições dos seguintes professores: Alice Kiyomi Yagyu (Departamento de Artes Cênicas), Anderson Vinícius Romanini (Departamento de Comunicações e Artes), Esther Império Hamburger (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão), Luciano Guimarães (Departamento de Jornalismo e Editoração), Maria Lúcia de Souza Barros Pupo (Departamento de Artes Cênicas), Massimo di Felice (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo), Rogério Luiz Moraes Costa (Departamento de Música), Rogério Mugnaini (Departamento de Informação e Cultura) e Wagner Souza e Silva (Departamento de Jornalismo e Editoração).

O resumo das pesquisas  pode ser conferido aqui .