Professor do CCA lança em SP novo livro sobre Educomunicação

O professor Adilson Citelli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), promove no próximo dia 5 de outubro, às 19h, o lançamento em São Paulo de seu livro mais recente: Comunicação e Educação: Os desafios da aceleração social do tempo, que integra a coleção Educomunicação, da Editora Paulinas. A obra já havia sido lançada no 40º Congresso Intercom, realizado em Curitiba no mês de setembro.

O volume é produto das pesquisas do grupo de estudos que Citelli coordena, com mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que desde 2015 vêm desenvolvendo trabalhos sobre questões relacionadas ao tempo e como este “repercute e influência no cotidiano das pessoas”, conforme revela o docente em entrevista ao jornalista Douglas Calixto.

No livro, Citelli reúne artigos de 10 pesquisadores, no sentido de discutir como a aceleração social do tempo, marcada pelo desenvolvimento das redes digitais e pela vida permanentemente conectada, “adentra os circuitos da educação, seja ela formal ou não formal”, especialmente considerando como este conceito se opõe aos ritmos que tradicionalmente acompanham os discursos escolares e à própria escola, espaço associado geralmente às ideias de reflexão e maturação do conhecimento, como afirma o professor na apresentação do livro.

Adilson Citelli, do CCA, organiza coletânea sobre Educomunicação. Foto: ABPEducom

Assim, a obra apresenta artigos de temas diversos, como a rotina pedagógica na educação básica diante dessa aceleração, a percepção dos professores diante dos memes de internet, a conectividade em alunos de cursinhos populares e o uso de dispositivos móveis por agentes pastorais, entre outros temas.

Cada autor se ocupou de um aspecto vinculado à Educação e aos reflexos do tempo acelerado nesse universo particular, ou seja: a forma de o tempo se apresentar na vida dos professores, no cotidiano dos alunos, na pesquisa, na própria organização funcional das escolas", afirma Citelli.

O lançamento acontece na livraria Paulinas (Rua Domingos de Morais, 660, próximo ao metrô Ana Rosa). O livro também pode ser adquirido no site da Editora Paulinas.