Professora da ECA recebe bolsa da Harvard University

Esther Imperio Hamburger, professora do Departamento de Cinema Rádio e Televisão (CTR), ganhou a bolsa Visiting Scholar do David Rockfeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard. A bolsa é por um ano, mas a exigência de residência é limitada a um termo. Esther viaja em setembro por um período de cerca de 3 meses.

A ideia é que os bolsistas especialistas usufruam da infraestrutura de ensino e pesquisa da Universidade de Harvard para desenvolver seus trabalhos com colegas de outros países. “Espera-se que o bolsista participe dos seminários que o Centro promove e também que dê um seminário sobre o seu trabalho. Espera-se também que o bolsista atenda eventuais solicitações de orientação e/ou discussão de projetos de alunos e/ou professores em sua area”, resume Esther.

Além da professora da ECA, um docente da Medicina da USP também teve seu trabalho aprovado e ganhará a bolsa. “Creio que a bolsa é importante para a ECA na medida em que poderei entrar em contato com discussões e trabalhos em áreas afins as que trabalho”, analisa a professora do CTR, que , em seguida, reitera a importância destes trabalhos nas universidades. “As universidades são como ilhas pluralistas, idealmente laboratórios para a geração de novas ideias, onde se pode e deve experimentar projetos interdisciplinares”.

Esther quer aproveitar ao máximo esta oportunidade, levantando pontos importantes na sua área de pesquisa. “Imagino que terei ótimas condições para desenvolver o meu trabalho sobre a presença da desigualdade social, de gênero e raça na produção cinematográfica, televisiva e em meios digitais no Brasil”, finaliza.