|
|||
A partir do dia 2 de fevereiro, o Projeto Redigir abre inscrições para o curso de Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa. As aulas, que acontecem semanalmente na ECA durante todo o semestre, incluem conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais. O curso é gratuito e voltado para jovens e adultos de baixa renda, a partir dos 16 anos, com ensino fundamental completo e que não estejam ou tenham sido vinculados à cursos de graduação em universidades públicas. Não se trata, contudo, de um curso pré-vestibular; o objetivo do projeto é discorrer sobre conceitos de comunicação e gramática no cotidiano dos participantes. As inscrições serão realizadas presencialmente nos dias 2 e 3, 16 e 17, 23 e 24 de fevereiro, na sala do Projeto Redigir, localizada no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Nestes dias, o horário de atendimento será das 9h às 14h e das 18h às 21h, nas sextas-feiras, e das 9h às 13h, aos sábados. Os interessados deverão apresentar, no ato da inscrição, cópias dos seguintes documentos: RG, comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver). Os inscritos serão selecionados por meio de avaliação socioeconômica.
Nairim Bernardo, educadora do projeto, explica que a organização e as aulas do projeto são desenvolvidas de forma horizontal, sem diferenciar os educadores e educandos, e realizadas em formato de círculo, diferente daquele adotado em escolas e universidades, privilegiando a troca de conhecimento entre ambas as partes envolvidas no processo de aprendizado. Sobre a participação no projeto de extensão, ela diz que “o Redigir me mudou muito: o modo como eu enxergo a universidade, o modo como eu enxergo a educação e as outras pessoas também”.
Haline Floriano, também colaboradora do projeto, conta que conheceu o Redigir em 2015 quando entrou na ECA, mas não participou da iniciativa logo no início por achar que não conseguiria conciliar a graduação e o estágio com as atividades do projeto. No entanto, em 2017, ela conta que em certo dia estava na biblioteca e uma moça a perguntou como funcionavam os cursos de graduação da USP. Era uma aluna do Projeto Redigir e seu sonho era cursar Economia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Naquele momento, Haline decidiu que entraria no projeto. Para a estudante, a escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa é um privilégio no Brasil. “Projetos que envolvam a comunicação são essenciais para ressaltar que todos têm voz e devem se expressar”, relata Haline, lembrando os receios e desconfortos que muitas pessoas têm de se expressar por conta de não terem tido acesso à uma educação de qualidade. “É gratificante chegar ao final do semestre e ver os educandos se expressando e levando isso para as suas comunidades”, completa. O Projeto Redigir foi criado em 1999 por alunos da graduação em jornalismo da ECA. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido no sentido de oferecer aulas voltadas aos critérios formais da língua portuguesa e ao desenvolvimento de redação. Atualmente, é ministrado por alunos voluntários da USP e de outras instituições, e voltado, sobretudo, para a comunicação, expressão e compreensão da língua portuguesa. Serviço: Inscrições do Projeto Redigir Data: 2 e 3, 16 e 17, 23 e 24 de fevereiro
Texto: Beatriz Gomes Furtunato
|
|||