Com-Arte lança "Rastros", livro de fotos e haikais

Rastros é novo livro editado pela Editora Com-Arte, a editora-laboratório dos alunos de Editoração da ECA. Escrito pelo professor Atílio Avancini, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e seu primo e amigo de infância, Sérgio Avancine, a obra é composta por 54 fotografias e poemas no estilo haikai. O lançamento aconteceu no dia 10 de abril, na Livraria da Vila.

Singelos fatos cotidianos foram a inspiração para as fotos em planos fechados, construídas com texturas, miudezas, detalhes em preto e branco. O haikai é uma forma de representar o minimalismo como ponto de luz, epifania e raridade. Por exemplo, traços da rotina que são despercebidos: a lua na metrópole paulista, a areia na praia de Salvador ou o brilho de uma jóia.

A origem da obra de 136 páginas nasceu do encontro dos rascunhos dos dois autores, Atílio, fotógrafo, e Sérgio, poeta, reuniram suas criações e perceberam como elas se conectavam. Rastros, o primeiro ensaio fotográfico de Atílio, foi selecionado para exposição no Centro Cultural São Paulo em 1986. Anos depois, a combinação das fotos com antigos haikais de Sérgio, num chão de sala compartilhada entre os autores, transformou o resultado em livro.

“Atílio e Sérgio impuseram um duplo desafio: revelar os sons das imagens e as cores da poesia”, escreve a professora Marisa Midori (CJE), também do CJE – editora da Com-Arte e colunista da Rádio USP , que assina uma nota introdutória do livro.


Rastros, obra publicada pela Editora Com-Arte, reúne 54 fotografias e haikais sobre fatos despercebidos do cotidiano. Foto: Divulgação/Com-Arte