Renata Pallottini vence o Troféu Juca Pato

Renata Pallottini, professora aposentada do Departamento de Artes Cênicas (CAC) e da Escola de Arte Dramática (EAD), é a vencedora do Troféu Juca Pato 2017, da União Brasileira de Escritores. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 24 de outubro na Academia Paulista de Letras (APL).

“Lembrando com orgulho das minhas antecessoras, fico feliz com a premiação, porque é um reconhecimento a todas as mulheres”, disse à UBE. Pallottini ganhou o prêmio pela carreira e pelo seu livro mais recente Poesia Não Vende, publicado em 2016 pela Hucitec Editora.

Dramaturga, ensaísta e tradutora, Renata Pallottini cursou Direito pela USP, Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Dramaturgia e Crítica na EAD. Fez seu doutorado em Artes pela ECA em 1982, sob a orientação do professor e crítico Sábato Magaldi. Escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Lecionou tanto na EAD, da qual foi diretora na década de 1970, quanto, no Departamento de Artes Cênicas.  Em 2012, recebeu o título de professora emérita da ECA. É autora de diversos livros de poesia, prosa, teatro e ensaios. 


Entrega do prêmio será na próxima terça-feira, dia 24 de outubro. Foto: Projeto Memórias da ECA/USP: 50 anos