Revista Música publica seu 17° volume

O Programa de Pós-Graduação em Música divulga a nova edição (volume 17, número 1) da publicação Revista Música. A edição conta com alguns trabalhos de renomados especialistas nas áreas de música e filosofia do Brasil e do exterior, assim como os resultados de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação, demonstrando a relação entre as duas áreas, além de homenagear o professor Paulo Justi, falecido em 2010.

Justi era fagosista de formação, responsável pela formação de muitos instrumentistas da Universidade de Campinas (UNICAMP), e ferrenho defensor da aproximação das artes com a filosofia dentro das universidades. Em 2009, termina o seu doutorado na área de filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP, cujo tema era Kant e a música na Crítica da Faculdade do Juízo.

A publicação possui 13 artigos, entre eles: Os conceitos kantianos e a música, por Vicente de Paulo Justi; Prelude to a theory of musical representation, por Brandon Polite; Reflexões sobre a música e suas funções: A “Décade Philosophique” e as artes na nova sociedade francesa, por Paulo Mugayar Kühl; Autonomia da música e o papel do compositor na vanguarda pós-1950, de Ísis Biazioli de Oliveira e Mário Videira; e Bakhtín e a semiótica musical contemporânea, por Luciano Camargo e Paulo de Tarso Salles.

Criada em 1990, a Revista Música é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA. Publica, principalmente, artigos que resultam de pesquisas científicas, assim como outras contribuições importantes para a área como traduções, entrevistas e resenhas. As contribuições devem ser da área de pesquisa em música, abrangendo também suas diversas facetas.

A revista pode ser acessada no Portal de Revistas da USP.