Revista Significação publica entrevista com Fabián Núñez no YouTube

A revista Significação – Revista de Cultura Audiovisual publica no YouTube seu sétimo vídeo: As cinematecas na América Latina, que apresenta uma entrevista com Fabián Núñez, docente do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador da Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA).

O conteúdo do vídeo é baseado no artigo Notas para um estudo sobre a Unión de Cinematecas de América Latina escrito por Fabián e publicado em 2015 no 22º volume da revista. Na entrevista, o autor fala sobre a história das cinematecas latino-americanas, a relevância delas no contexto atual e as dificuldades de reconhecimento.

O entrevistado ressalta o papel de resistência das cinematecas contra às ditaduras da América Latina entre as décadas de 60 e 80, pois representavam um espaço de agitação cultural em que a censura era combatida silenciosamente, além de salvaguardar os filmes. Segundo ele, a Unión de Cinematecas de América Latina (UCAL) era responsável por contatos internacionais para denunciar a repressão do período.

Semestralmente, a Revista Significação publica trabalhos inéditos de doutores e doutorandos sobre meios e processos audiovisuais e de sistemas digitais, vinculando suas reflexões e difusões. As edições no YouTube ocorrem sem periodicidade estabelecida.