Revistas científicas da ECA proporcionam espaço de debate e intercâmbio de ideias

Todas as publicações se encontram disponíveis para download no site do Portal de Revistas da USP

A produção intelectual da ECA é extensa. Além de todas as dissertações, teses, performances e exposições artísticas, há também um espaço reservado para os artigos: as revistas científicas. Ao todo, são 16 publicações em atividade, que costumam lançar dois volumes por ano. Os temas são variados e abrangem as áreas de formação da Escola. 

Cada uma tem sua política de submissão de artigos, sendo um espaço de divulgação científica para pesquisadores não só da USP, mas também de outras instituições do país. Através das revistas, acadêmicos e o público geral podem saber o que a ECA pesquisa e se informar mais sobre o universo das comunicações e artes.

Todas podem ser acessadas e baixadas gratuitamente no Portal de Revistas da USP. Conheça abaixo as revistas científicas ecanas em atividade:

Nona Arte (São Paulo)
Focada em histórias em quadrinhos, a Nona Arte é uma publicação semestral que vai além das livrarias e procura estudar cientificamente a produção desse tipo de narrativa. Resultados e contribuições de pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil e no exterior são publicadas na revista, que contempla todo o panorama – trabalhos, exposições, eventos – de atividades sobre histórias em quadrinhos no Brasil. Além disso, a publicação traz entrevistas e depoimentos de personalidades importantes na área. 

Muitos de seus artigos enfocam produções contemporâneas, a exemplo dos quadrinhos “Como eu realmente…”, famosos nas redes sociais por seu olhar cômico em relação à vida cotidiana. 

Anagrama
Também semestral, essa revista interdisciplinar e interinstitucional de alunos de graduação é publicada pelo MidiAto (Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas), do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Buscando contemplar a produção fora do âmbito da pós-graduação, a Anagrama trata de temas de mídia e comunicação. 

Seus artigos têm um toque de atualidade, abordando desde ativismo LGBTQ+ no Youtube à comunidade de fãs brasileiros da série O mundo sombrio de Sabrina, na Netflix. 

Organicom
Especializada na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a revista busca fazer uma ponte entre o universo acadêmico e o mercado de trabalho, apresentando dossiês temáticos semestrais em uma linguagem acessível para o público em geral. A publicação também tem um espaço para artigos resultantes de pesquisa empírica, como estímulo para os estudos em temática comunicacional. Além do universo da pesquisa, seus artigos tratam de temas como as relações de trabalho na área. 

Revista Música
Completando 30 anos, a revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) publica diversos gêneros: artigos científicos, traduções de textos clássicos, entrevistas, resenhas de livros recentes e partituras. Os trabalhos podem ser em português, espanhol, inglês e francês.  

Na edição lançada no final de 2019, a revista homenageou os compositores Heitor Villa-Lobos e Cláudio Santoro. 

Revista Alterjor
Publicada semestralmente pelo grupo de pesquisas homônimo, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), a revista tem como pilar a democratização da comunicação, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Trata de temas relacionados ao jornalismo popular, organizado por movimentos sociais que buscam fortalecimento institucional, e ao jornalismo alternativo, que fomenta o debate público com enfoque em segmentos sociais não hegemônicos. 

Seus artigos contemplam veículos midiáticos locais e comunitários, com pesquisas que relatam as experiências de sua produção jornalística. 

Revista Extraprensa
A revista busca abordar os temas de comunicação social e culturas locais no Brasil e na América Latina, buscando a integração dos países latino-americanos. O periódico semestral faz uma intersecção destes temas com as áreas das ciências sociais, da antropologia, da economia e da ciência política, entre outros. 

Para o novo volume, os artigos devem discutir quais são as perspectivas para a América Latina em tempos de crise.

Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Como o próprio nome já revela, a Significação se ocupa de temas relacionados ao audiovisual e ao cinema, abordando desde a televisão e o rádio até as mídias digitais. Com diferentes perspectivas teóricas, os artigos têm obras audiovisuais como objeto de análise. 

Além disso, a revista tem também um canal no Youtube, com vídeos de entrevistas com professores e estudiosos da área. 

Novos Olhares
Também da área de comunicação, a revista semestral publica artigos de professores, doutores e doutorandos. Entre os temas tratados, estão, por exemplo, as fake news, as relações de trabalho no mercado da mídia e o processo curatorial nos meios de comunicação. 

Revista Aspas
Especializada em artes cênicas, a publicação semestral enfoca as metodologias desenvolvidas na área. Merece destaque a seção Forma Livre, que apresenta trabalhos em formatos que fogem ao padrão tradicional da produção acadêmica. Sempre aberta a novos autores, Aspas dá um panorama geral da pesquisa acadêmica nas artes cênicas e suas ramificações.

Sala Preta
Pioneira em sua área de pesquisa, a revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) apresenta tendências e contempla autores nacionais e internacionais. Os artigos são divididos em seções variadas, como a de Homenagem e Sala Aberta. 

Rumores
Também do grupo MidiAto, a revista semestral contém artigos científicos e resenhas no âmbito de comunicação, cultura, mídias e linguagem. Diferente da Anagrama, essa publicação contempla mais os pós-graduandos e professores em seus trabalhos. Os temas vão de mudanças na narrativa sobre as princesas de contos de fadas até a análise de propagandas de partidos políticos.

Signos do Consumo
A publicação do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) abrange os fenômenos do mercado de consumo no âmbito das relações públicas e da publicidade. Sempre atrelada à atualidade e ao modo de vida contemporâneo, a revista cria um espaço de intercâmbio para pesquisadores e outros interessados no tema, tanto nacional quanto internacionalmente.

Sua edição mais recente trata de algoritmos e Big Data e a influência dessas tecnologias na publicidade. 

Revista Turismo em Análise
Focada em turismo – um fenômeno complexo, que abrange diversas interfaces – a publicação se volta para pesquisas, experiências científicas e estudos desenvolvidos por docentes, pesquisadores e profissionais na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade, especialmente no Brasil e na América Latina. 

Comunicação & Educação
Revista semestral de Educomunicação, o periódico tem uma missão: mostrar que os meios de comunicação estão em sala de aula, independentemente das condições socioeconômicas da instituição. Procurando fomentar uma recepção crítica dos produtos midiáticos, os artigos tratam de metodologias de educomunicação, tanto na formação do educador quanto na do aluno. 

Matrizes
A revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) se dedica a criar espaço para a construção de uma teoria crítica das práticas de estudo da comunicação. A perspectiva inter e transdisciplinar norteia os conteúdos da publicação, que traz trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos. A seção Em Pauta/Agenda apresenta artigos que promovem um diálogo constante com temas da atualidade
.

ARS (São Paulo)
A revista de arte é também quadrimestral e busca incentivar a produção artística e cultural brasileira. Além dos artigos, há a possibilidade de publicar ensaios visuais. Por meio dos trabalhos publicados, o objetivo é criar um espaço de debate e intercâmbio de conhecimentos no âmbito das artes visuais, assim como formar um público leitor nas áreas especializadas da arte e da cultura  – público ainda em construção no cenário brasileiro.