USP é a 11ª melhor do mundo na área de comunicação, diz ranking

As disciplinas de comunicação e mídia da Universidade de São Paulo são as que tiveram melhor colocação no ranking por disciplina das melhores universidades do mundo, divulgado nesta quarta-feira, dia 4, pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Desta vez, a QS elaborou listas referentes a 29 disciplinas de cinco grandes áreas: artes e humanidades, engenharia e tecnologia, ciências da vida e medicina, ciências naturais e ciências sociais e administração. A USP, que em junho liderou, pelo segundo ano consecutivo, o ranking das melhores de universidades da América Latina, apareceu entre as 50 melhores em cinco destas 29 disciplinas: comunicação e mídia (11ª colocação), história (27ª), geografia (31ª), filosofia (44ª) e estatística e pesquisa operacional (48ª).

Na disciplina de comunicação, a USP teve média de 85 pontos, ficando depois de universidades dos Estados Unidos, como a Universidade Stanford, Reino Unido, Cingapura, Japão e Austrália. As três melhores instituições são a Universidade de Cambridge, a Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).

Na pontuação geral, a USP ficou na 169ª colocação, sendo a única universidade da América Latina a figurar entre as 20 melhores em pelo menos uma disciplina.

Acesse aqui o ranking mundial por disciplina das melhores universidades.

( portal G1 4/7/2012)