Revista aSPAs 2-2012

 

Sumário aSPAs Vol. 2, nº 1 (2012)

Sumário

1     Editorial

editorial.pdf

 

I. Apresentação de Projetos de Pesquisa

Walter Bacci: Um diálogo entre a artista plástico e o cenógrafo 

Danielle Menezes de Brito Semple

Walter Bacci - revista aSPAs 2-2012.pdf

 

Narrativas em trânsito midiático: Análise dos roteiros da websérie Stufana 

Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque

Narrativas em trânsito midiático.pdf

 

15 Teatro Ludovicense no século XIX: uma análise do teatro através de jornais maranhenses de 1880 a 1890

 Jacqueline Silva Mendes

Teatro Ludovicense no século XIX.pdf

 

20 A autoescritura performativa: do diário à cena

Janaina Fontes Leite

A autoescritura performativa.pdf

 

26 Dramaturgia Corporal: Em busca de um Corpo Virtual

Kalisy Cabeda de Souza

Dramaturgia Corporal.pdf

 

32 Processo de formação do ator e montagem teatral como prática pedagógica: uma abordagem segundo Myrian Muniz

Marcelo Braga de Carvalho

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ATOR E MONTAGEM TEATRAL COMO PRÁTICA.pdf

 

38 Objeto e Espaço: Estudo sobre a dramaturgia da imagem

Miguel Ángel Murúa Lamas

Objeto e Espaço.pdf

 

44 Apresentação do projeto de pesquisa "Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta"

Umberto Cerasoli Jr

Apresentação do projeto de pesquisa.pdf

 

52 Construções dramatúrgicas nas criações de artistas independentes da dança contemporânea

Vanessa Freitas de Paiva Macedo

Construções dramatúrgicas nas criações de artistas independentes da dança contemporânea.pdf

 

58 A criação em cena: memórias, percepções e imagens que emergem do corpo que dança

Rosely Conz

A criação em cena.pdf

 

II.Relatos de Pesquisas em Andamento 

66 Senhora dos afogados: reescritura de um clássico brasileiro

Igor de Almeida Silva

Senhora dos afogados.pdf

 

77 Teatro vs. Game: interfaceamento da cena em “INCUBADORA”

Ivan Artur Miranda de Andrade

Teatro vs. Game.pdf

 

84 Elementos da nova dança e as raízes originárias dos Viewpoints

Laís  Marques Silva

Elementos da nova dança e as raízes originárias dos Viewpoints.pdf

 

94 O Teatro de Sami Feder no Holocausto: Um espaço de Resistência

Leslie Marko

O Teatro de Sami Feder no Holocausto.pdf

 

103 A condição do personagem na dramaturgia contemporânea: uma análise de vocês que habitam o tempo de Valère Novarina

Lígia Souza Oliveira 

A condição do personagem na dramaturgia contemporânea.pdf

 

112 Sentido de composição na atuação em Michael Chekhov

Maritza Alejandra Farías Cerpa

Sentido de composição na atuação em Michael Chekhov_0.pdf

 

121 Corpo, escola e ensino de teatro em escolas públicas de Uberlândia (Minas Gerais).

Paulina Maria Caon

Corpo, escola e ensino de teatro em escolas públicas de Uberlândia (Minas Gerais)..pdf

 

133 Incidência e Enquadramento: Uma Possibilidade de Transmissão da Prática Atoral

Rejane Kasting Arruda

Incidência e Enquadramento.pdf

 

141 Técnica e Espontaneidade: uma comparação das obras de Jerzy Grotowski, Viola Spolin e Kristin Linklater

Thomas Holesgrove

Técnica e Espontaneidade.pdf

 

III.Pesquisas Concluídas

151 Desemaranhando O método Brecht de Fredric Jameson

Gislaine Cristina de Oliveira

Desemaranhando O método Brecht de Fredric Jameson1.pdf

 

164 A atenção no teatro contemporâneo: um estudo crítico dos escritos de Lehmann, Desgranges e Rancière

Leonel Martins Carneiro

A atenção no teatro contemporâneo.pdf

 

174 Correspondências artísticas e níveis de representação: direção de arte em L’ Inhumaine (Marcel L’ Herbier, 1923)

Tainá Xavier

Correspondências artísticas e níveis de representação.pdf