Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP tem como missão formar/qualificar pesquisadores/docentes nos níveis de mestrado e doutorado dentro de parâmetros de excelência para atuação inter, trans e multidisciplinar das Ciências da Comunicação. Saiba mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde sua implantação, no mestrado em 1972, e no doutorado, em 1980,  as pesquisas do PPGCOM têm contribuído para o país e internacionalmente em múltiplas temáticas: epistemologia da comunicação, teorias da comunicação, estudo de teleficção (telenovela, séries); educomunicação (comunicação e educação); teorias dos discursos; comunicação organizacional; estudos de recepção e consumo; jornalismo digital; teoria do jornalismo e diálogo social; imagem e estética (fotografia); comunicação e trabalho; censura e liberdade de expressão; comunicação e cultura, entre outros temas. 

O PPGCOM promove impactos em nível nacional e regional ao formar pesquisadores/docente que passam a atuar como lideranças destacadas em Universidades brasileiras e Instituições de outros países da América Latina. 

O PPGCOM tem ampliado os diálogos internacionais por meio dos vários convênios com instituições estrangeiras, permitindo enviar e receber professores e estudantes; pela atuação de docentes que exercem representações em entidades científicas da área em âmbito Ibero-americano e em outros contextos, bem como por meio de projetos conjuntos internacionais; e, por fim, pela contribuição significativa no terreno bibliográfico, com especial destaque nos últimos anos ao trabalho editorial da revista MATRIzes. 

O mestrado e o doutorado seguem as normas do Regulamento do PPGCPM. 

Mestrado acadêmico em 30 meses, compõe 28 créditos em disciplinas e 68 em atividades de pesquisa e redação da dissertação, apresentada em defesa pública.

Doutorado acadêmico em 48 meses, compõe 21 créditos disciplinas e 143 em atividades de pesquisa e redação da tese, apresentada em defesa pública.

 
 
 
 
 
 

Estrutura Curricular

- Percurso do discente pelo currículo

A estrutura curricular do PPGCOM atende a mestrados e doutorados com a mesma grade de disciplinas ofertadas. É prática histórica do Programa que os dois níveis de formação comunguem do mesmo ambiente de aulas, grupos de pesquisa, atividades complementares e demais atribuições formadoras do perfil do futuro mestre/doutor(a). A especificidade do curso de mestrado e de doutorado está no número de créditos a ser cumprido, nos créditos de atividades complementares, na especificidade do tratamento dado ao objeto de pesquisa e em sua abordagem teórico-metodológica. Requerem-se estágios diferentes de apresentação de projeto de pesquisa, de relatório de qualificação bem como da produção final dissertação para mestrados e tese para doutorados. O percurso acadêmico relativo a cada nível é competência do orientador/a, dos examinadores do processo de seleção, dos examinadores da qualificação e dos examinadores da defesa. Também, no percurso acadêmico das disciplinas, cabe aos ministrantes a avaliação coerente com o nível (mestrado/doutorado) em que está o aluno/a.

 

A área de concentração única Ciências da Comunicação compõe 3 linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa 1 – Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos

Linha de Pesquisa 2- Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumos

Linha de Pesquisa 3 – Comunicação: Interfaces e Institucionalidades  

Saiba mais.

 

 

    

 

 

Notícias