Área de Concentração

Áreas de Concentração

O Programa está organizado em três Áreas de Concentração: I) Teoria e Pesquisa em Comunicação, II) Estudos dos Meios e da Produção Mediática e III) Interfaces Sociais da Comunicação.

I - Teoria e Pesquisa em Comunicação
A comunicação hoje não é simplesmente um aspecto da sociedade, mas faz parte da própria configuração do ambiente societário tornando-se uma mediação central que conecta e atravessa as mais diversas dimensões da existência contemporânea. Por isso, a comunicação surge como um campo de conhecimento interdisciplinar e transdisciplinar desde as suas origens em função da complexidade do comunicacional e de suas repercussões das mais variadas ordens: histórica, estética, cultural, política, social e tecnológica. Isso posto, esta Área de Concentração está voltada às reflexões epistemológicas, às definições teóricas e às propostas metodológicas para o estudo do fenômeno da comunicação em geral ou aplicada a modalidades específicas (comunicação interpessoal, grupal, massiva, tecnologicamente mediada, e outras). Ainda, ocupa-se do pensamento comunicacional em suas múltiplas dimensões: ontológica, histórica, estética, teórica e metodológica, além de sua interseção com as demais disciplinas humanísticas e mesmo com as ciências exatas e tecnológicas.Esta Área propõe-se também a desenvolver o pensamento epistemológico-teórico-metodológico voltado para a pesquisa de comunicação, com base na abordagem crítica dos processos de investigação nos estudos da Comunicação.
Linhas de Pesquisa:
1) Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação
2) Linguagens e Estéticas da Comunicação
3) Comunicação e Ambiências em Redes Digitais

II - Estudo dos Meios e da Produção Mediática
Esta área de concentração dedica-se ao estudo dos produtos mediáticos, culturais e artísticos, tais como os do jornalismo, da publicidade, do entretenimento, da ficção entre outras manifestações das mídias. Focaliza de um lado, os processos de produção e recepção e, de outro, as características específicas de obras e programas postos em circulação, levando em conta os diversos suportes midiáticos, como também os usos culturais dos meios e consumos decorrentes de tais produções.
Linhas de Pesquisa:
1) Informação e Mediações nas Práticas Sociais
2) Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais

III - Interfaces Sociais da Comunicação
Esta área de concentração estuda as trocas que a comunicação realiza com a sociedade civil, suas instituições e o Estado, centrando suas preocupações nas condições econômicas de produção da cultura mediática; nas mediações culturais presentes nos mecanismos de produção da comunicação; nas políticas de comunicação e suas estratégias; na passagem da tradição para a renovação nos gêneros da cultura mediática, incluindo, entre outros, a telenovela e a ficção televisiva; nas relações da comunicação com a educação. Nesse sentido, esta área de concentração volta-se essencialmente para a investigação das diferentes culturas existentes na sociedade em interação com os processos e práticas da comunicação.
Linhas de Pesquisa:
1) Comunicação, Cultura e Cidadania
2) Políticas e Estratégias de Comunicação
3) Comunicação e Educação