moda

As vestimentas primitivas

E-book
Interdisciplinar
O volume traz a tradução de uma curiosa obra completa, traduzida por Sophia Jobim e por Edouard Bailby, em meados dos anos de 1950, e organizada por Fausto Viana em 2020. A obra foi escrita por P. Cocheris e publicada em 1914. A autora investiga os hábitos de povos que ela classifica como selvagens, explicando como são seus ritos, suas maneiras de agir, de adornarem-se, de deslocarem-se pelas áreas em que habitam.
E-book - Ano: 
2020
E-book - Autor: 
Organização Fausto Viana

Almanaque da indumentarista Sophia Jobim: um guia de indumentária, moda, reflexões, imagens e anotações pessoais

E-book
Interdisciplinar
A obra é um almanaque que traz parte da produção da professora de indumentária Sophia Jobim (1904-1968), uma curiosa por natureza e à qual vários temas interessavam. A proposta é apresentar textos pessoais, em verso e prosa, além de um glossário contendo anotações dela sobre temas ligados à indumentária e à moda. O livro também conta com material importante sobre costura e culinária, duas paixões da indumentarista que, juntas, retratavam um estilo de viver e pensar.
E-book - Ano: 
2020
E-book - Autor: 
Fausto Viana

Palestra sobre modelos de negócio no mercado da moda acontece na ECA

27/08/2019 19:30
27/08/2019 21:00

No dia 27 de agosto, o curso Estética e Gestão da Moda recebe Enrico Cietta para a palestra A economia da moda: porque um bom modelo de negócio vale mais do que uma boa coleção.

Professora convidada discute semiótica da moda em aula inaugural de curso de pós-graduação

07/08/2019 19:00
07/08/2019 20:30

No dia 7 de agosto, o curso de especialização em Estética e Gestão da Moda convida a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lucia Santaella, para a palestra e aula inaugural da turma 2019, com o tema Semiótica da moda: sua estética, contexto e valores culturais.

Para vestir a cena contemporânea: traje interior feminino no Brasil do século XIX

E-book
Interdisciplinar
"A obra Para vestir a cena contemporânea: traje interior feminino no Brasil do século XIX traz ao leitor um estudo teórico sobre traje interior no século XIX e explica como modelar, costurar e construir estruturas como crinolinas e ancas, fundamentais na elaboração dos trajes no período." (Portal de Livros Abertos da USP)
E-book - Ano: 
2019
E-book - Autor: 
Fausto Viana, Isabel Italiano, Aglair Nigro Mello

CRP promove o seminário "Semiótica e Consumo do Luxo"

18/05/2019 09:00
18/05/2019 18:00

O seminário Semiótica e Consumo de Luxo acontece no dia 18 de maio, das 9h às 18h, no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), coordenado por Clotilde Perez e Eneus Trindade, ambos docentes do departamento. O evento é gratuito, com certificado para os participantes. A inscrição deve ser feita pessoalmente, no dia do evento.

Lúcia Santaella ministra palestra sobre semiótica e moda

15/05/2019 19:00
15/05/2019 21:00

No próximo dia 15 de maio, a professor Lúcia Santaella compartilha suas pesquisas sobre semiótica da moda no evento Semiótica da moda: estética, contexto e valores culturais. Organizado pelo Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), o evento acontece às 19h no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração.

Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XVIII

E-book
Interdisciplinar
"Esta é a continuação do livro Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX, lançado em 2015. É a oportunidade de dar seguimento às reflexões sobre o traje brasileiro, seus modos de produção, sua identidade cultural e sua modelagem." (Portal de Livros Abertos da USP)
E-book - Ano: 
2018
E-book - Autor: 
Fausto Viana, Isabel C. Italiano

ECA na Mídia: Projeto social em parceria com a ECA é destaque em diferentes veículos

O projeto social Universidade Periferia Inventando Moda (UniPim), realizado em parceria com a ECA e a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (Abepem), pretende criar uma escola de moda e beleza em Paraisópolis, local do projeto.

Escola de moda é lançada em Paraisópolis com apoio da ECA

Na última terça-feira, dia 13 de março, aconteceu o lançamento do projeto de criação da Universidade Periferia Inventando Moda (UniPIM). O PIM é um projeto social que existe em Paraisópolis desde 2014, idealizado pelo estilista Alex Santos, e que oferece workshops de fotografia, modelo e maquiador para as pessoas da comunidade, além de promover desfiles e editorais de moda.