Eventos

Selecione o tipo de evento para filtrar
Quarta-feira Setembro 21, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Início:17/08/2016 00:00
Fim: 21/09/2016 23:59

Com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no País, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

Início:22/08/2016 08:00
Fim: 21/09/2016 23:59

Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Início:22/08/2016 12:21
Fim: 21/09/2016 23:59

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Início:20/09/2016 14:00
Fim: 21/09/2016 17:00

Nos dias 20 e 21 de setembro,   a ECA realiza a 1ª Fase do  SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 

Início:21/09/2016 12:30

Os alunos do  Labaoratório de Música de Câmara (LAMUC), coordenado pelo professor Michael Alpert, do Departamento de Música (CMU),   se apresentam no dia 21/9 às 12h30.

O programa pode ser conferido no cartaz abaixo:

 

 

Início:21/09/2016 15:30
Fim: 21/09/2016 17:00

A editora Springer Nature promoverá, no dia 21 de setembro, um seminário online com o tema “Publicação científica de alto impacto: título e abstract”. O evento é gratuito

Quinta-feira Setembro 22, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Início:22/09/2016 09:30

Orientador: Eduardo Victorio Morettin
Título: Cinema, amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926 – 1959)
Nível:  Doutorado
Programa:    PPGMPA
Data: 22 de setembro
Horário:  9h30
Local:   Sala de Defesa/CCA  - 2º andar - Prédio Central

 

Início:22/09/2016 20:00

Os professores Ronaldo Miranda, Ricardo Ballestero, Luiz Afonso Montanha e Ricardo Bologna, do Departamento de Música (CMU),  participam do concerto de lançamento do livro Águas do Alto Tietê, na Biblioteca Mário de Andrade. 

Sexta-feira Setembro 23, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Início:23/09/2016 11:00

Orientador:  Gilberto dos Santos Prado
Título:  Outros Cinemas
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 23 de setembro
Horário:  11h
Local:   Sala de Aprendizado Eletrônico  - 1º andar - Prédio Central

 

Início:23/09/2016 14:00

Orientador: Marco Francesco Buti  
Título: Em percurso
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 23 de setembro
Horário:  14h
Local:   Sala Egon Schaden  - 1º andar - Prédio Central

 

 Eventuais alterações de data e horário independem da secretaria de Pós-Graduação

Sábado Setembro 24, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Início:24/09/2016 11:00

A Orquestra de Câmara (OCAM), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo,   se apresenta nos dias 24 e 25 de setembro,  trazendo repertório de autores contemporâneos como os paulistas Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé e o norte-americano Frederic Rezwski.

Início:24/09/2016 14:00

Neste sábado, 24 de setembro, o programa Diversidade em Ciência recebe a jornalista e pesquisadora Juliana Luz Bacci, pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da Universidade de São Paulo.

Domingo Setembro 25, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Início:24/09/2016 11:00
Fim: 25/09/2016 11:00

A Orquestra de Câmara (OCAM), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo,   se apresenta nos dias 24 e 25 de setembro,  trazendo repertório de autores contemporâneos como os paulistas Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé e o norte-americano Frederic Rezwski.

Segunda-feira Setembro 26, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

Início:29/08/2016 14:52
Fim: 26/09/2016 23:59

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Início:13/09/2016 11:03
Fim: 26/09/2016 18:03

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Início:19/09/2016 08:00
Fim: 26/09/2016 08:00

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a 21ª edição da Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 19 e 26 de setembro. O  evento oferece mais de 150 atividades gratuitas em cinco campi da universidade, com programação em diversas unidades. Apresentações de música, dança, cinema, artes visuais, palestras, exposições, oficinas, e saraus são algumas das atrações.

Início:26/09/2016 20:30

O Departamento de Música (CMU) promove nos dias 26 e 27 de setembro a XIX Mostra de Violão dos alunos da classe de violão.  A coordenação é do professor Edelton Gloeden do CMU.

 

 

Serviço

Dias: 26 e 27 de setembro
Horário: 20h30 e 20h respectivamente
Local: Auditório Olivier Toni - CMU

Terça-feira Setembro 27, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Início:26/09/2016 20:30
Fim: 27/09/2016 20:00

O Departamento de Música (CMU) promove nos dias 26 e 27 de setembro a XIX Mostra de Violão dos alunos da classe de violão.  A coordenação é do professor Edelton Gloeden do CMU.

 

 

Serviço

Dias: 26 e 27 de setembro
Horário: 20h30 e 20h respectivamente
Local: Auditório Olivier Toni - CMU

Início:27/09/2016 13:00

Até junho de 2017, a Escola de Comunicações e Artes da USP realizará uma série de encontros, seminários, exposições e outras ações em comemoração aos seus 50 anos de existência. O objetivo dos eventos é integrar a Escola com a comunidade USP e a sociedade, mediante debates e reflexões sobre seu papel na formação de artistas e comunicadores ao longo de sua trajetória.

Início:27/09/2016 13:00

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo comemora seus 50 anos de existência em 2016. Trata-se de um momento de celebração, mas também de reflexão, no qual a Escola se volta ao passado, para refletir sobre seu presente e seu futuro.

Início:27/09/2016 14:00

Orientador: Mauro Wilton de Sousa
Título: Lampejos da percepção: jogos digitais em tempos de biopolítica
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 27 de setembro
Horário:  14h
Local:   Sala Egon Schaden   - 1º andar - Prédio Central

 

Quarta-feira Setembro 28, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Início:27/09/2016 13:00
Fim: 28/09/2016 14:30

Até junho de 2017, a Escola de Comunicações e Artes da USP realizará uma série de encontros, seminários, exposições e outras ações em comemoração aos seus 50 anos de existência. O objetivo dos eventos é integrar a Escola com a comunidade USP e a sociedade, mediante debates e reflexões sobre seu papel na formação de artistas e comunicadores ao longo de sua trajetória.

Início:27/09/2016 13:00
Fim: 28/09/2016 17:00

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo comemora seus 50 anos de existência em 2016. Trata-se de um momento de celebração, mas também de reflexão, no qual a Escola se volta ao passado, para refletir sobre seu presente e seu futuro.

Início:28/09/2016 13:30

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Início:28/09/2016 14:00

Orientador: José Fernando Modesto da Silva
Título: Representação da informação em acervos culturais, reflexões em torno do diálogo museológico, arquivístico e biblioteconômico
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCI
Data: 28 de setembro
Horário:  14h
Local:   Sala Egon Schaden  - 1º andar - Prédio Central

Início:28/09/2016 17:00

O projeto do Laboratório de Piano do Departamento de Música (CMU), coordenado pelos professores Eduardo Monteiro e Luciana Sayure, recebe no dia 28 de setembro, às 17h, no auditório Olivier Toni, alunos do curso de Graduação do Departamento de Música do IA/Unicamp.

Quinta-feira Setembro 29, 2016

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Sexta-feira Setembro 30, 2016
Início:11/04/2016 14:19
Fim: 30/09/2016 23:59

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Início:02/05/2016 15:51
Fim: 30/09/2016 23:59

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Início:30/09/2016 14:00

Orientadora: Roseli Aparecida Fígaro Paulino
Título: Os jovens e os sentidos do trabalho: pesquisa-intervenção em comunicação na rede pública de ensino
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCOM
Data: 30 de setembro
Horário:  14h
Local:   Sala de Defesa do CCA  - 2º andar - Prédio Central

 

Início:30/09/2016 14:00

Orientador: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Título: Quando até as paredes cantam: o som como experiência na obra de Jerzy Grotowski
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMUS
Data: 30 de setembro
Horário:  14h
Local:   Sala Egon Schaden  - 1º andar - Prédio Central

 

Início:30/09/2016 17:30

Orientadora: Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
Título: Paralelas cruzadas: propostas poéticas em arte móvel
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 30 de setembro
Horário:  17h30
Local:   Sala do Aprendizado Eletrônico  - 1º andar - Prédio Central

 

Sábado Outubro 01, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Domingo Outubro 02, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Segunda-feira Outubro 03, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Início:03/10/2016 09:00

Os alunos do curso de Biblioteconomia da ECA,  sob a orientação do professor  Marivalde Moacir Francelin e apoio do Departamento de Informação e Cultura (CBD), realizam a 10ª Semana de Biblioteconomia, no período de 3 a 7 de outubro.

Serão promovidas palestras e debates com professores, profissionais convidados e ex-alunos do próprio curso, no BiblioLab, que segue os moldes do TED (Technology, Entertaiment e Design). 

Terça-feira Outubro 04, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

Início:22/08/2016 11:17
Fim: 04/10/2016 18:00

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Os alunos do curso de Biblioteconomia da ECA,  sob a orientação do professor  Marivalde Moacir Francelin e apoio do Departamento de Informação e Cultura (CBD), realizam a 10ª Semana de Biblioteconomia, no período de 3 a 7 de outubro.

Serão promovidas palestras e debates com professores, profissionais convidados e ex-alunos do próprio curso, no BiblioLab, que segue os moldes do TED (Technology, Entertaiment e Design). 

Início:04/10/2016 10:00

Orientadora:  Patrícia Moran Fernandes
Título:  Olhar em primeira pessoa: uso contemporâneo da camêra subjetiva no cinema de ficção
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 4 de outubro
Horário:  10h
Local:   Sala de Defesa do CCA - 2º andar  - Prédio Central

 

Quarta-feira Outubro 05, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Os alunos do curso de Biblioteconomia da ECA,  sob a orientação do professor  Marivalde Moacir Francelin e apoio do Departamento de Informação e Cultura (CBD), realizam a 10ª Semana de Biblioteconomia, no período de 3 a 7 de outubro.

Serão promovidas palestras e debates com professores, profissionais convidados e ex-alunos do próprio curso, no BiblioLab, que segue os moldes do TED (Technology, Entertaiment e Design). 

Início:05/10/2016 12:00

A  equipe do Campus France estará na ECA amanhã  (5/10)   para uma palestra sobre as oportunidades de estudos na  França, de  como realizar uma candidatura e como  obter bolsas para estudar no país europeu.    A palestra é gratuita e acontece na sala 22, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo   (CRP).

Início:05/10/2016 12:00

Palestra sobre possibilidades de estudos na França, com informações sobre intercâmbios, pós-graduação e Bolsas de Estudos. A palestra será ministrada por funcionário do Campus France.

Início:05/10/2016 13:30

No dia 5 de outubro acontece mais um encontro do Conexões em Performance: I Seminário de Pesquisadores do Laboratório de Práticas Performativas da USP, com a  mesa-redonda:  "Gênero e Performatividade". 

Início:05/10/2016 14:00

Orientadora: Irene de Araújo Machado 
Título: Filme de cinema – uma noção sganzerliana
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 5 de outubro
Horário:  14h
Local:   Sala de Defesa do CCA  - 2º andar - Prédio Central

 

Início:05/10/2016 14:00

Orientadora: Esther Império Hamburger
Título: Cinema independente e radicalismo acanhado: ensaio sobre o novíssimo cinema brasileiro
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 5 de outubro
Horário:  14h
Local:   Sala do Aprendizado Eletrônico   - 1º andar - Prédio Central

 

Início:05/10/2016 18:00

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Quinta-feira Outubro 06, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Os alunos do curso de Biblioteconomia da ECA,  sob a orientação do professor  Marivalde Moacir Francelin e apoio do Departamento de Informação e Cultura (CBD), realizam a 10ª Semana de Biblioteconomia, no período de 3 a 7 de outubro.

Serão promovidas palestras e debates com professores, profissionais convidados e ex-alunos do próprio curso, no BiblioLab, que segue os moldes do TED (Technology, Entertaiment e Design). 

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Início:06/10/2016 10:30

Orientador: Eduardo Simões dos Santos Mendes
Título: Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 6 de outubro
Horário:  10h30
Local:   Sala Egon Schaden   - 1º andar - Prédio Central

 

Início:06/10/2016 14:00

Orientadora: Monica Isabel Lucas
Título: O sturm und drang de Joseph Hayden: uma revisão da nomenclatura segundo as preceptivas setecentistas
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMUS
Data: 6 de outubro
Horário:  14h
Local:   Sala da chefia  do CMU 

 

Início:06/10/2016 14:00

Acontece no dia 6/10 no Teatro Oficina uma discussão dos  processos de criação da visualidade e dos espaços cênicos com artistas que trabalharam e ainda atuam  no grupo dirigido pelo diretor de teatro  Zé Celso.  Participam deste encontro  Osvaldo Gabrielli, Cris Cortillo, Carila Matznbacher e Marilia Gallmeister.

Início:06/10/2016 14:30

Orientadora: Dária Gorete Jaremtchuk​
Título: Ask me to send these photos to you’: a produção artística de Alair Gomes no circuito norte-americano
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 6 de outubro
Horário:  14h30
Local:   Sala Egon Schaden - 1º andar - Prédio Central

 

Sexta-feira Outubro 07, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Início:03/10/2016 09:00
Fim: 07/10/2016 21:00

Os alunos do curso de Biblioteconomia da ECA,  sob a orientação do professor  Marivalde Moacir Francelin e apoio do Departamento de Informação e Cultura (CBD), realizam a 10ª Semana de Biblioteconomia, no período de 3 a 7 de outubro.

Serão promovidas palestras e debates com professores, profissionais convidados e ex-alunos do próprio curso, no BiblioLab, que segue os moldes do TED (Technology, Entertaiment e Design). 

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Início:07/10/2016 10:00

A Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos reúne-se em sessão pública, no dia 7/10,   para  escolher as matérias vencedoras da  38º edição do prêmio.  Assim como nos anos anteriores, o julgamento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo. 

Início:07/10/2016 14:00

Orientador:  Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
Título: Gesto musical e uso de interfaces físicas digitais na performance do live eletronics
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMUS
Data: 7 de outubro
Horário:  14h
Local:   Sala Egon Schaden - 1º andar - Prédio Central

 

Início:07/10/2016 14:00

Orientador:  Waldomiro de Castro Santos Vergueiro 
Título:  Clássicos em quadrinhos e seus editores no Brasil: o ímpeto na produção de adaptações literárias no século XXI
Nível:  Doutorado
Programa:    PPGCOM
Data: 7 de outubro
Horário:  14h
Local:   Auditório Artes/CCA - 2º andar - Prédio Central

Início:07/10/2016 14:00

Orientador:  Atílio José Avancini
Título:  Evolução e revolução do suporte fotográfico
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 7 de outubro
Horário:  14h
Local:   Sala do CTA - 1º andar - Prédio Central

 

Sábado Outubro 08, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Início:08/10/2016 14:00

Neste sábado, o Diversidade em Ciência recebe Dennis de Oliveira, chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)  para falar sobre o racismo em suas formas estrutural e institucional. Segundo ele, as instituições que deveriam coibir o racismo criam dificuldades para a sua punição, transformando-o na maior parte das vezes como injúria racial.

Domingo Outubro 09, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Segunda-feira Outubro 10, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

Início:26/08/2016 14:48
Fim: 10/10/2016 18:00
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Início:10/10/2016 09:00

Orientador:  Ivan Cláudio Pereira Siqueira  
Título:  Memória e oralidade de artistas de rua em São Paulo: uma proposta de tratamento documentário
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCI
Data: 10 de outubro
Horário:  9h
Local:  Sala Egon Schaden - 1º andar - Prédio Central

 

Início:10/10/2016 10:00

Orientadora:   Silvia Regina Ferreira de Laurentiz​
Título:  Sobre jogos e não jogos: um estudo sobre curadoria de jogos digitais experimentais 
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 10 de outubro
Horário:  10h
Local:  Sala de Defesa/CCA - 2º andar - Prédio Central

 

Início:10/10/2016 11:00

Orientador: Luiz Claúdio Mubarac   
Título: Mostruário São Paulo
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 10 de outubro
Horário:  11h
Local:  Sala do Aprendizado Eletrônico - 1º andar - Prédio Central

 

Início:10/10/2016 15:00

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto   
Título: Magia e animação: Pixillation, seres vivos e objetos cotidianos
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 10 de outubro
Horário:  15h
Local:  Sala de Defesa/CCA - 2º andar - Prédio Central

 

Início:10/10/2016 18:30

Nesta segunda-feira, 10 de outubro, às 18h30, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)  realiza mais uma atividade do Grupo de Pesquisa História da experimentação no Cinema e na Crítica (HECC).

Terça-feira Outubro 11, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Início:11/10/2016 10:22

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Início:11/10/2016 10:24

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:11/10/2016 10:30

Orientador: Massimo Di Felice
Título: Startups digitais
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCOM
Data: 11 de outubro
Horário:  10h30
Local:  Sala Egon Schaden - 1º andar - Prédio Central

 

 Eventuais alterações de data e horário independem da secretaria de Pós-Graduação

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou em 04.10 o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O engenheiro eletricista Mário Neto Borges vai substituir o químico Hernan Chaimovich, que deixa o cargo por motivos de saúde. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

1º erro - Colocar símbolos desnecessários
Deve-se evitar ao máximo o uso dos seguintes símbolos:

Indicadores de pesquisa em rankings podem encobrir distorções

Métricas colocam algumas áreas do conhecimento em desvantagem, mesmo com produção de qualidade

Aplicativo da Fundação Seade oferece informações dos municípios paulistas.

O EduCapes dá acesso a materiais educacionais licenciados e voltados a qualquer tipo de atividade acadêmica.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou em 27.09, novo portal de conteúdos educacionais abertos, o EduCapes. O site compila o material didático dos cursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil.

O modelo de avaliação da CAPES

O Sistema de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior) tem amplia aplicação no Brasil. Este modelo, criado entre 1976-1977 para registrar a memória da pós-graduação brasileira, atualmente passou a ser empregado para avaliar o desempenho dos cursos de pós-graduação.
 

Início:11/10/2016 14:30

A Comissão Interna  de Prevenção de Acidentes (CIPA) da ECA promove hoje, no Auditório Lupe Cotrim, palestra sobre a prevenção do Câncer de Mama com a dra. Sandra Dutra. 

 

 

Data: 11 de outubro
Horário:  14h30 às 16h
Local: Auditório Lupe Cotrim

 

 

Quarta-feira Outubro 12, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Quinta-feira Outubro 13, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Início:13/09/2016 11:59
Fim: 13/10/2016 23:59

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:13/10/2016 13:00

Orientadora: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Título: Canônico em xeque na MPB: processos de legitimação e ideário de modernidade
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMUS
Data: 13 de outubro
Horário:  13h
Local:  Sala do Aprendizado Eletrônico - 2º andar - Prédio Central

 

Início:13/10/2016 14:00

Orientadora: Maria Cristina Palma Mungioli
Título: O autor de telenovela brasileira – identificação e análise da obra de Walther Negrão, Lauro César Muniz e Silvio de Abreu
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCOM
Data: 13 de outubro
Horário:  14h
Local:  Sala de Defesa/CCA - 2º andar - Prédio Central

 

Sexta-feira Outubro 14, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:14/10/2016 09:00

Orientador:  Luiz Alberto Beserra de Farias
Título: Do local para o global: a influência da comunicação organizacional e da cultura nacional no processo de internacionalização de multinacionais brasileiras 
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCOM
Data: 14 de outubro
Horário:  9h
Local:  Sala de Defesa/CCA  - 1º andar - Prédio Central

Início:14/10/2016 14:00

Orientador:  Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior
Título: O horror não está no horror: cinema de gênero, anos Lula e luta de classes no Brasil
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMPA
Data: 14 de outubro
Horário:  14h
Local:  Auditório Lupe Cotrim  - 1º andar - Prédio Central

 

Sábado Outubro 15, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:15/10/2016 09:00
Fim: 15/10/2016 17:00

No dia 15 de outubro os alunos do curso de Editoração, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE),  promovem a 12ª edição do  Fórum de Editoração.  Criado em 2005 a partir da necessidade de discussão e reflexão sobre a área editorial, o evento chega neste ano  com o mesmo objetivo inicial: abrir espaço para o debate entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Início:15/10/2016 14:00

No Diversidade em Ciência deste sábado, 15 de outubro, o fotojornalista Juvenal Pereira irá falar sobre fotografias étnicas e seus trabalhos na cobertura de grupos indígenas e negros. Ele é aluno da Universidade da Terceira Idade da USP. Durante a entrevista, ele também comenta sobre a metodologia e linguagem fotográfica nos registros das culturas indígena e afro-brasileira.

Domingo Outubro 16, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Início:13/09/2016 11:13
Fim: 16/10/2016 23:59

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Segunda-feira Outubro 17, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Início:13/09/2016 10:54
Fim: 17/10/2016 23:59

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Início:13/09/2016 10:59
Fim: 17/10/2016 23:59

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

Início:13/09/2016 11:01
Fim: 17/10/2016 23:59

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Início:13/09/2016 11:20
Fim: 17/10/2016 23:59

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:17/10/2016 09:00

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:17/10/2016 14:00

Orientador:  Maria Christina de Sousa Rizzi
Título: Arte/Educação e museologia: a relação profunda entre sujeito e objeto no museu Casa Guilherme de Almeida 
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 17 de outubro
Horário:  14h
Local:  Sala do Aprendizado Eletrônico  - 1º andar - Prédio Central

 

Início:17/10/2016 17:00

Orientador:  Luiz Alberto Beserra de Farias
Título:  Comunicação de risco na perspectiva da área nuclear no Brasil 
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCOM
Data: 17 de outubro
Horário:  17h
Local:  Sala de Defesa do CCA  - 2º andar - Prédio Central

 

Terça-feira Outubro 18, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Início:11/10/2016 10:24
Fim: 18/10/2016 19:24

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:17/10/2016 09:00
Fim: 18/10/2016 11:30

Dando continuidade a série de eventos programados para celebração do cinquentenário da Escola,  acontece nos dias 17 e 18 de outubro o seminário “O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil:  conquistas e perspectivas".

Início:18/10/2016 14:00

O Projeto de Pesquisa "Linguagem, Experiência, Memória. Poéticas da Voz do Narrador e do Cantor como Sujeitos do Ator" promove oito estudos do corpo e voz em atuação,  com o professor Zebba Dal Farra, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), com o tema Dinâmicas Poéticas do Rapsodo. A supervisão é de professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona. 

Quarta-feira Outubro 19, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

O Projeto de Pesquisa "Linguagem, Experiência, Memória. Poéticas da Voz do Narrador e do Cantor como Sujeitos do Ator" promove oito estudos do corpo e voz em atuação,  com o professor Zebba Dal Farra, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), com o tema Dinâmicas Poéticas do Rapsodo. A supervisão é de professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona. 

Início:19/10/2016 10:00

Orientador:  Eduardo Tessari Coutinho
Título: Repetir e sentir: mimo corpóreo, treinamento e subjetividade
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAC
Data: 19 de outubro
Horário:  10h
Local:  Sala 22 -  Departamento de Artes Cênicas

 

Início:19/10/2016 14:00

Orientador:  Ivan Vilela Pinto
Título: O pianismo de Egberto Gismonti em Sete Anéis e Karate
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGMUS
Data: 19 de outubro
Horário:  14h
Local:  Sala Egon Schaden -  1º andar - Prédio Central

 

Início:19/10/2016 14:30

Orientadora:  Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira 
Título: Observatórios culturais no Brasil: genealogia, prática e contribuições ao campo cultural
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGCI
Data: 19 de outubro
Horário:  14h30
Local:  Sala 247 - Departamento de Informação e Cultura -   2º andar - Prédio Central

Início:19/10/2016 20:00
Fim: 19/10/2016 23:00

No próximo dia 19  de outubro o SESC/Pinheiros será o palco da celebração festiva dos 50 anos da ECA.  O espetáculo comemorativo, com direção de Abílio Tavares,  terá como mestres de cerimônia os  atores Rosi Campos e Leopoldo Pacheco, e um programa especial que mostra a diversidade cultural da Escola.

Quinta-feira Outubro 20, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

O Projeto de Pesquisa "Linguagem, Experiência, Memória. Poéticas da Voz do Narrador e do Cantor como Sujeitos do Ator" promove oito estudos do corpo e voz em atuação,  com o professor Zebba Dal Farra, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), com o tema Dinâmicas Poéticas do Rapsodo. A supervisão é de professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona. 

Início:20/10/2016 09:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, com apoio do IEA,  promove, no próximo dia 20/10,   o debate A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas, que  trará especialistas das engenharias, humanidades e artes para discutir em três rodas de conversa o significado e o impacto das moedas digitais na civilização tecnológica.

Início:20/10/2016 10:00

Orientador:  Armando Sérgio da Silva  
Título: A potência criadora do ator: Ethos vazio como recepção do agora, Ethos presente como fundamento da verdade
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAC
Data: 20 de outubro
Horário:  10h
Local:  Sala Egon Schaden -   1º andar - Prédio Central

 

Início:20/10/2016 12:00

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Laboratório de Música de Câmara (LAMUC), coordenado pelo professor Michael Alpert, do Departamento de Música (CMU), convidam para o Concerto de piano e violino, que acontecerá no dia 20 de outubro, às 12h.

Confira abaixo a programação.

 

Sexta-feira Outubro 21, 2016

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

O Projeto de Pesquisa "Linguagem, Experiência, Memória. Poéticas da Voz do Narrador e do Cantor como Sujeitos do Ator" promove oito estudos do corpo e voz em atuação,  com o professor Zebba Dal Farra, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), com o tema Dinâmicas Poéticas do Rapsodo. A supervisão é de professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona. 

Início:21/10/2016 10:00

A Comissão Eleitoral constituída  através da Portaria nº 15/2016 de 1º/9/2016 promove no próximo dia 21/10, às 10h, a apresentação das propostas das 2 chapas  candidatas para a eleição de diretor  e vice-diretora da ECA para toda comunidade da ECA.

Início:21/10/2016 10:00

Orientador:  Luiz Cláudio Mubarac
Título: Mostruário São Paulo
Nível:  Mestrado
Programa:    PPGAV
Data: 21 de outubro
Horário:  10h
Local:  Sala Egon Schaden  - 1º andar - Prédio Central

 

 Eventuais alterações de data e horário independem da secretaria de Pós-Graduação

Início:21/10/2016 13:30

Orientador:  Sérgio Ricardo Carvalho Santos  
Título: O teatro paulista do estudante nas origens do nacional popular
Nível:  Mestrado 
Programa:    PPGAC
Data: 21 de outubro
Horário:  13h30
Local:  Sala 247 do Departamento de Informação e Cultura -   2º andar - Prédio Central

 

Início:21/10/2016 14:30

Orientadora:  Rosana de Lima Soares  
Título: Embarquem(m) neste carrossel: atração, envolvimento e expansão na novela que uniu a família brasileira
Nível:  Mestrado 
Programa:    PPGMPA
Data: 21 de outubro
Horário:  14h30
Local:  Sala Egon Schaden -   1º andar - Prédio Central

 

Início:21/10/2016 15:00

Orientador:  Almir Antonio Rosa 
Título: Modos de especialização do vídeo na arte contemporânea 
Nível:  Mestrado 
Programa:    PPGMPA
Data: 21 de outubro
Horário:  15h
Local:  Sala 224 do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão