Selecione o tipo de evento para filtrar
« Quarta-feira Outubro 19, 2016 »
Qua

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

A chamada tem como objetivo apoiar pesquisas com alto impacto científico, social e econômico que possam fazer uso de bases de dados disponibilizadas pela Fundação SEADE. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP.

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

O Projeto de Pesquisa "Linguagem, Experiência, Memória. Poéticas da Voz do Narrador e do Cantor como Sujeitos do Ator" promove oito estudos do corpo e voz em atuação,  com o professor Zebba Dal Farra, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), com o tema Dinâmicas Poéticas do Rapsodo. A supervisão é de professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona.

Início:19/10/2016 10:00

Orientador:  Eduardo Tessari Coutinho
Título: Repetir e sentir: mimo corpóreo, treinamento e subjetividade
Programa:    PPGAC
Horário:  10h
Local:  Sala 22 -  Departamento de Artes Cênicas

Início:19/10/2016 14:00

Orientador:  Ivan Vilela Pinto
Título: O pianismo de Egberto Gismonti em Sete Anéis e Karate
Programa:    PPGMUS
Horário:  14h
Local:  Sala Egon Schaden -  1º andar - Prédio Central

Início:19/10/2016 14:30

Orientadora:  Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
Título: Observatórios culturais no Brasil: genealogia, prática e contribuições ao campo cultural
Programa:    PPGCI
Horário:  14h30
Local:  Sala 247 - Departamento de Informação e Cultura -   2º andar - Prédio Central

Início:19/10/2016 20:00
Fim: 19/10/2016 23:00

No próximo dia 19  de outubro o SESC/Pinheiros será o palco da celebração festiva dos 50 anos da ECA.  O espetáculo comemorativo, com direção de Abílio Tavares,  terá como mestres de cerimônia os  atores Rosi Campos e Leopoldo Pacheco, e um programa especial que mostra a diversidade cultural da Escola.