1º Simpósio Internacional 'Arte Situação Emergente'

16/08/2017 14:30
18/08/2017 13:00

O Centro de Pesquisa e Formação do SESC e o Centro COLABOR de Pesquisa em Linguagens Digitais da USP promovem entre os dias 16 e 18 de agosto a primeira edição do Simpósio Internacional Arte Situação Emergente, com o objetivo de debater os processos da arte emergente na cultura contemporânea.

O evento contará com convidados do Brasil, da França, do Haiti, de Moçambique, da Rússia e da Síria, entre eles os artistas franceses Olga Kisseleva e Alain Snyers, com tradução simultânea. O simpósio reunirá ainda experiências e reflexões de artistas, ativistas e pesquisadores em torno da proposição de uma “arte emergente”, num contexto político-mediático. Debaterá também alternativas para uma arte emergente que necessariamente implique uma critica à situação presente, seja da sociedade, da cultura ou da própria arte, promovendo processos desconstrutivos das formas predominantes.

O COLABOR vincula-se ao Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e situa suas atividades em uma área multidisciplinar que envolve Ciências Humanas, Comunicações, Artes, Estética, Computação, Educação, História e Literatura. É voltado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas teóricas, a produção avançada de crítica conceitual acerca das linguagens digitais, e a realização de eventos telemáticos, instalações e performances artísticas.

Serviço:

Simpósio Internacional Arte Situação Emergente