Centenário do rádio no Brasil é tema de palestra

09/03/2020 09:00
09/03/2020 12:00

Parte da disciplina Radiojornalismo, do Departamento de Jornalismo e Editoração, atividade é gratuita e aberta ao público em geral 

O surgimento do rádio no Brasil ainda gera dúvidas. Apesar de ter sido oficialmente lançado em 1922, esse meio de comunicação já estava presente desde 1919, com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco. Para discutir melhor a origem e trajetória do rádio no país, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) recebe, no dia 9 de março, a palestra 100 anos do rádio no Brasil, com o pós-doutorando Pedro Serico Vaz Filho, que também é professor da Universidade Anhembi Morumbi. 

Vaz Filho é considerado um dos principais pesquisadores sobre o rádio no país, com destaque para seus trabalhos dedicados à Rádio Clube de Pernambuco. Como parte da disciplina de Radiojornalismo, coordenada pelo professor Luciano Maluly, o objetivo da atividade é trazer esclarecimentos sobre a história dessa mídia que vem resistindo em meio a sucessivas revoluções tecnológicas. Graças a seu amplo alcance de transmissão, o rádio ainda segue como um dos principais meios de comunicação. 

A palestra é realizada pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor), em parceria com a Comissão de Cultura e Extensão (CCEX), com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e com o CJE. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições no local. Haverá emissão de certificado para os participantes. 

Foto: Pexels

Serviço:
Palestra 100 anos do rádio no Brasil
Data: 9 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)