11ª Semana de Biblioteconomia da ECA-USP

02/10/2017 09:00
06/10/2017 21:30

Entre os dias 2 e 6 de outubro, a ECA será sede da décima primeira edição da Semana de Biblioteconomia, evento organizado por estudantes do curso de Biblioteconomia da Escola, sob a orientação do professor Marivalde Moacir Francelin e apoio do Departamento de Informação e Cultura (CBD).

O objetivo é promover discussões sobre o curso de Biblioteconomia e áreas relacionadas, além de divulgar novas ideias e formas de atuação para o profissional deste campo de estudo. Serão realizadas palestras e debates com professores, profissionais convidados e ex-alunos do próprio curso, no BiblioLab, que segue os moldes do TED (Technology, Entertainment and Design).

Os BiblioLabs tratam de diferentes temáticas: a bibliotecária de referência da Biblioteca da ECA, Marina Macambyra, por exemplo, conversa com os estudantes sobre a indexação de filmes na visão dos usuários. Também da USP, Mayara Ferreira Aranha fala sobre Métodos e referenciais teóricos nos critérios de raridade bibliográfica da Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica. Conservação preventiva, gerenciamento de dados de produção científica e a atuação do bibliotecário em empresas privadas serão outros temas tratados nos encontros.

Na terça-feira, os estudantes promovem uma visita guiada à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Haverá ainda a oferta de oficinas de conservação e pequenos reparos, na quarta-feira, e de encadernação de livros, na sexta. Para estas atividades, é necessária a inscrição prévia dos participantes.

Mais informações no site do Departamento de Informação e Cultura (CBD).

Serviço:
Data: 2 a 6 de outubro
Local: Prédio Central (Prédio 1)